Domingo, 13 de Junho de 2021
©Arquivo VTM

10 Milhões de euros para apoios à compra de painéis solares na agricultura

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, anunciou a abertura das candidaturas ao aviso para a instalação de painéis fotovoltaicos em explorações agrícolas, com uma dotação de 10 milhões de euros.

-PUB-

De acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura, o anúncio foi feito ontem durante uma visita à Sociedade Agrícola Monte de São Bento, em Portel, distrito de Évora, que contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rui Martinho.

A dotação de 10 milhões de euros conta com um apoio que pode chegar até aos 70% e “contempla uma discriminação positiva para territórios vulneráveis, zonas desfavorecidas de montanha e detentores do Estatuto de Agricultura Familiar”, segundo o comunicado.

De acordo com a ministra, citada no texto, a medida é importante para “tornar o setor mais sustentável, mais inovador, mais rentável, sempre atento às questões éticas”.

Os painéis fotovoltaicos permitem “aumentar a sustentabilidade ambiental e energética, ao ser possível produzir energia a partir de uma fonte renovável, contribuindo, consequentemente, para mais sustentabilidade socioeconómica e, ainda, para a viabilidade das explorações”, segundo Maria do Céu Antunes.

O aviso hoje anunciado integra a medida “Pequenos Investimentos na exploração agrícola”, e contempla um apoio ao investimento que pode ir dos 700 aos 35 mil euros.

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.