Localizada numa zona privilegiada junto do rio Douro, a vila do Pinhão (Alijó) tem vindo a assistir a um aumento significativo no número de turistas que não perdem a oportunidade de visitar o Alto Douro Vinhateiro, que é património mundial desde 2001.
Sandra Moutinho, presidente da junta do Pinhão, confirmou à VTM que o número de turistas tem vindo a crescer por todas as vias, a fluvial, a rodoviária e a ferroviária. “Existem cada vez mais operadores turísticos que vêm sobretudo do Porto, que utilizam as carrinhas tipo UBER e que chegam aos milhares por dia. Nota-se que os investidores estão a apostar no aumento de camas, com dois novos hostels a nascer na vila, mas há também algumas quintas a aumentar a sua oferta de dormidas”, disse, adiantando que há necessidade de melhorar as condições de receção ao turista, mas a “junta pouco pode fazer, face aos parcos recursos de que dispõe”.
A autarca revelou que esta é uma vila que vive essencialmente do turismo, mas sente no dia a dia vários constrangimentos, com o trânsito “caótico”, que muitas vezes “entope” a principal rua da vila, a António Manuel Saraiva. Mesmo assim, o negócio vai correndo bem a uns, já
Artigo exclusivo PREMIUM
Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em Entrar