A 39ª Feira do Fumeiro de Vinhais, que começa hoje e termina a 10 de fevereiro, espera mais de 80 mil visitantes que participam num evento que gera um volume de negócio superior a seis milhões de euros.
O certame, que nasceu em 1981 e contribuiu para a classificação de Vinhais como a “Capital do Fumeiro”, conta com diversas áreas, como o pavilhão do fumeiro, onde estão presentes 70 produtores, com distintos produtos que vão desde o salpicão, à chouriça de carne, butelos, alheiras, o chouriço azedo e o chouriço doce. De recordar que todos os produtos comercializados são confecionados exclusivamente de porco bísaro e estão certificados com Indicação Geográfica Protegida (IGP), sendo toda a produção controlada e acompanhada pela ANCSUB (Associação Nacional de Criadores de Raça Bísara).
Uma vez mais, esta edição conta com um espaço gourmet, com 60 representantes, que apresentam as mais variadas iguarias, desde compotas, doçaria tradicional, pastelaria conventual, azeite, vinhos, queijos, e muitos mais sabores. Já na área dedicada ao artesanato e empresas, os 90 expositores mostram o que de melhor se faz na região a nível do artesanato e prestação de serviços, mas também em outros territórios nacionais.
Oito tasquinhas servem o melhor da gastronomia de Vinhais e permitem ao visitante usufruir de sabores de antigamente com toques de inovação.
Para além das áreas de exposição e venda, a animação musical vai ser permanente, com a atuação de diversos grupos tradicionais da região. Mas o destaque vai para Zé Amaro, no dia 8, e a estrela internacional Anselmo Ralph, na noite de sábado, dia 9, que termina pelas mãos da reconhecida DJ Isabel Figueira.
Paralelamente, realizar-se-ão, como em anos anteriores, as Jornadas Técnicas do Porco Bísaro e Concurso Nacional de Suínos de Raça Bísara, com o objetivo de valorização e promoção da raça e “um estímulo para todos os criadores da raça e transformadores de fumeiro de Vinhais”.
Destaque ainda para a conferência internacional, organizada em parceria com a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), com o tema “Oportunidades para os Jovens Agricultores em Portugal”, que terá lugar hoje à tarde, no Centro Cultural de Vinhais.
Com uma área total de mais de 25 mil metros quadrados, a 39ª edição da Feira do Fumeiro de Vinhais, como refere Luís Fernandes, presidente do município, é importante para “o concelho, para a região e para o próprio país, não só pelo aspeto económico, mas por todas atividades que fazem desta feira uma verdadeira festa”.