Domingo, 1 de Agosto de 2021

60 mil euros para combater Vespa das Galhas do Castanheiro

O município de Bragança investiu 60 mil euros no combate à Vespa das Galhas do Castanheiro com largadas de parasitoides nos locais reconhecidos com principais focos desta praga.

-PUB-

Em comunicado, a autarquia revelou que as largadas de parasitoides serão efetuadas nos locais reconhecidos como principais focos da vespa das galhas do castanheiro existentes no concelho, identificados durante trabalhos de levantamento e de identificação, que foram efetuados nos primeiros três meses do ano.

No mesmo documento, a câmara refere a importância da fileira da castanha para a economia local, “estimando-se em 100 milhões de euros, e para o rendimento de muitas famílias”, o que justifica este investimento.

Recorde-se que este município transmontano apresentou, em setembro de 2019, uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural – PDR2020, Medida “8.1.3 – Prevenção da floresta contra agentes bióticos e abióticos”, no montante de um milhão de euros, mas ainda “não obteve qualquer resposta da parte do programa”.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.