Alto Tâmega80 cientistas vai discutir os desafios das células na saúde e na biotecnologia

80 cientistas vai discutir os desafios das células na saúde e na biotecnologia

Encontro internacional 41.º SMYTE decorre nos próximos dias 12 a 16, sendo promovido pelas universidades do Minho e de Lisboa

As universidades do Minho e de Lisboa organizam, de 12 a 16 de setembro, o 41.º SMYTE – Small Meeting on Yeast Transport and Energetics, no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves, que reúne cerca de 80 especialistas nacionais e internacionais em transporte celular, bioenergética, metabolismo, doença e biotecnologia.

evento, que conta com a parceria do município de Chaves, aborda questões fundamentais da vida celular, nomeadamente como as células obtêm nutrientes, produzem e utilizam energia, como transportam moléculas através das membranas ou como comunicam, bem como os mecanismos que lhes permitem adaptar-se a alterações do ambiente e mantêm o seu equilíbrio interno.

A sessão de abertura é no dia 12, às 18h30, no Hotel Premium Chaves, com a comissão organizadora – Sandra Paiva (Escola de Ciências da Universidade do Minho), Catarina Prista (Instituto Superior de Agronomia) e Miguel Teixeira (Instituto Superior Técnico). O encerramento está marcado para o dia 15, às 19h00, no Museu Nadir Afonso, com a presença do presidente do Município de Chaves, Nuno Vaz.

O programa de cinco dias e com meia centena de oradores convidados vai analisar áreas centrais da biologia celular e molecular, incluindo a estrutura e função de transportadores, a dinâmica das membranas, a sinalização e tráfego celular, a função de organelos, o metabolismo, a resposta ao stress, o envelhecimento, a doença, a evolução, a biotecnologia e a engenharia metabólica. Esta diversidade evidencia a relevância destes mecanismos para compreender o funcionamento básico das células, mas também para estudar processos associados à doença e desenvolver aplicações em saúde e biotecnologia.

O SMYTE distingue-se ainda pelo seu formato próximo e interativo, favorecendo a troca de ideias e novas colaborações internacionais, além da participação de estudantes de doutoramento e de jovens investigadores, em contacto direto com cientistas de referência mundial como Elizabeth Miller (Universidade de Dundee), Christopher Burd (Universidade de Yale), George Diallinas (Universidade de Atenas), Karl Kuchler (Universidade de Viena).

Esta 41.ª edição tem o apoio de várias entidades nacionais e internacionais, incluindo a Organização Europeia de Biologia Molecular, a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, a Embaixada da Áustria em Lisboa e a Sociedade Portuguesa de Microbiologia.

 

-PUB-


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais lidas

PRÉMIO