O exercício físico divide-se em várias modalidades, as mais conhecidas, e, de certa forma, acessíveis à prática, a saber: o futebol, o basquetebol e o voleibol. Mas estas são também as modalidades impraticáveis na cidade de Chaves.
Na verdade, para praticar estas modalidades desportivas são necessários espaços físicos devidamente equipados. Por exemplo, para praticar futebol, neste momento, temos de imaginar ou improvisar as balizas, o que é um pouco difícil e nada rigoroso, no voleibol temos de utilizar uma fita ou então comprar uma rede, mas encontrar um sítio onde aprender é bem mais complicado. Já para jogar basquetebol é quase impossível, uma vez que não existem cestos em lado nenhum. Uma alternativa seria comprar uma tabela, que além de dispendiosa também é difícil de transportar.
Apesar da cidade ter várias zonas pedonais disponíveis, onde podemos andar de bicicleta, caminhar ou correr, estas já estão muito vandalizadas, assim como os equipamentos aí instalados. E para uma jovem como eu, por exemplo, é muito mais apetecível jogar uma modalidade das que referi do que fazer apenas uma caminhada.
A meu ver, a criação destes espaços em algumas áreas centrais da cidade seria realmente importante, não só pelo motivo de promover um estilo de vida saudável, como também seria benéfico para juntar os adolescentes e as suas famílias.
Tendo um lugar onde praticar o desporto de que gostamos, deixaríamos de ficar em casa, muitas vezes enclausurados em frente aos ecrãs, melhorando a nossa a saúde de várias formas e convivendo.
Assim, a cidade de Chaves é uma linda cidade, rica em história, monumentos e museus, queremos preservar a sua identidade, mas também achamos necessário criar aspetos positivos para que nós jovens nos fixemos na cidade e o desporto, na minha opinião, deve ser um desses aspetos.