Quinta-feira, 24 de Abril de 2025
No menu items!

A “dar música” à região há mais de dois séculos

Fundada em 1799, a Banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua é considerada a mais antiga do país, em atividade ininterrupta. A história começou a ser escrita há mais de dois séculos e foi passando de geração em geração

- Advertisement -
Fundação: 1799
Elementos: 50

Rui Sampaio vai orientando a banda com a sua batuta. Do saxofone, ao trombone, passando pelo trompete, pela flauta transversal, pelo clarinete e tantos outros instrumentos, nada pode falhar. O ensaio hoje é para preparar a participação na Semana Santa de Zamora.

Natural de Carlão, e músico da banda do exército, aceitou o desafio de ser maestro da Banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua há dois anos. “Gosto de trabalhar com este tipo de bandas porque é um ambiente que me diz muito. Trabalhamos diferentes reportórios, com pessoas de várias idades”, afirma, indicando que, aqui, “o elemento mais velho, o senhor Mateus, acho que tem 90 anos. O mais novo tem oito”.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

PUB

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Artigos relacionados

Associação quer resgatar festa em honra de São Tiago

Com apenas dois anos de existência, comemorados no dia 12, o Núcleo Recreativo e Cultural de São Tiago, criado para dinamizar “de forma credível e séria” Mondrões, está a trabalhar na realização do “sonho” de fazer regressar a festa em honra do santo padroeiro da freguesia

Mais lidas