Quinta-feira, 20 de Março de 2025
No menu items!

Há 45 anos a trabalhar “para e com a comunidade”

Após o fim de uma coletividade de teatro que existia em Chaves, nasceu, em 1980, o Teatro Experimental Flaviense (TEF), para não deixar “órfãos” os amantes da representação.

- Advertisement -
PERFIL
Fundação: 20 de janeiro
de 1980
Elementos: 13

Atualmente é constituído por 13 elementos, incluindo quatro funcionários, e tem cerca de 45 atores amadores em formação, em três ateliês de teatro.

“Existe sempre essa componente que nós queremos preservar, do desenvolvimento pessoal. E tudo o que está ligado ao teatro, as técnicas trabalhadas, assim o permitem”, explica Alexandrina Martins, presidente da direção.

O grupo realiza, por norma, duas produções por ano, peças que apresenta em Chaves, em vários locais do país e também Espanha. A estas acrescentam-se as produções que resultam das três turmas – do ateliê Sofia de Mello Breyner dos mais pequenos, o ateliê António Torrado, dos 12 aos 18 anos e o ateliê do Teatro para Todos, que “pode ir até aos 100 anos”.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

PUB

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Artigos relacionados

Associação quer resgatar festa em honra de São Tiago

Com apenas dois anos de existência, comemorados no dia 12, o Núcleo Recreativo e Cultural de São Tiago, criado para dinamizar “de forma credível e séria” Mondrões, está a trabalhar na realização do “sonho” de fazer regressar a festa em honra do santo padroeiro da freguesia

Há quase meio século a ajudar os mais necessitados

Com a nobre missão de ajudar os mais desfavorecidos, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego nasceu a 20 de abril de 1519, ou seja, há 497 anos, por provisão do Rei D. Manuel I, como confraria de Irmãos incumbidos de cumprir na cidade as 14 obras de misericórdia.

Dinamizar a freguesia e promover o convívio

É comum nos dias de hoje falar-se da crise do associativismo e do distanciamento das pessoas da vida em comunidade. Mesmo assim ainda surgem pessoas com iniciativa, e é graças a essa iniciativa que continuam a nascer coletividades, como é o caso da A.C.R.J.S. – Associação Cultural e Recreativa da Juventude de Sedielos.

Uma Associação que renasceu e quer crescer

Durante anos esteve praticamente parada, “um pouco de costas voltadas para a população e vice-versa”, mas em 2014, altura em que viu ser eleita uma nova direção, a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Balteiro, em Ribeira de Pena, ganhou nova vida e tem agora um plano de atividades mais ambicioso e “aberto a toda a gente”.

Mais lidas