As artes marciais estão a conquistar cada vez mais adeptos na região transmontana. Murça é um dos bons exemplos, já que em março contemplou a evolução da escola de Kempo da vila para a figura de associação. Atletas, entusiastas e curiosos desta modalidade são acolhidos naquele espaço, com o objetivo de fazer emergir a confiança aconchegada no interior de cada um e promover a paz e harmonia entre os participantes.
A Associação de Kempo Chinês de Murça (AKCM) é fruto do empenho inicial de dois amigos, que começaram a difundir a prática de Lohan Tao Kempo Chinês a um grupo de colegas. Depois de despertar a atenção de algumas pessoas, foi tempo de trabalhar na concretização do projeto.
Segundo o presidente, Daniel Fonseca, a prática desta arte marcial proporciona aos aprendizes a aquisição de hábitos de disciplina, autoconfiança, espírito de grupo, harmonia, ao mesmo tempo que são assimiladas técnicas que podem ser utilizadas em situações limite de defesa pessoal. “O objetivo da AKCM é fundamentalmente o bem-estar dos seus participantes. O Lohan Tao Kempo é uma arte marcial única, que representa a capacidade de adaptação ao meio e à situação envolvente, através de técnicas tradicionais simples e de efeito imediato”, explicou o responsável.
Para além de incutir hábitos saudáveis aos jovens atletas, o Kempo Chinês atua como um complemento na educação dos mais novos, visto que ensina a importância de valores como a justiça, a fraternidade e a igualdade, independentemente da religião, raça, nação ou das diferentes ideologias. “Já tivemos uma criança que foi vítima de bullying e conseguiu superar este flagelo, em grande parte devido ao nosso esforço. Atualmente é um dos nossos melhores atletas e uma pessoa capaz de lidar com os desafios do dia-a-dia”, revelou Daniel Fonseca.
Entre as diferentes causas apoiadas, o presidente destaca ainda a participação no “Outubro Rosa”, a convite do Núcleo Regional de Murça da Liga Portuguesa contra o Cancro, cujo movimento procura consciencializar a sociedade para o cancro na mama. Outra das vontades da AKCM para um futuro próximo é ter atletas “especiais” na associação, através de parcerias com instituições de crianças portadoras de deficiência mental e motora.
Sob o lema “Sempre em forma, nunca desistir”, a AKCM é membro da Federação de Lohan Tao (FLT), que engloba cerca de 5 mil atletas e 200 escolas em todo o país. Também está integrada na International Chinese Kempo and Karate Federation (ICKKF).
Embora com uma história recente, a associação conta já com alguns momentos altos, entre os quais, a realização do Campeonato Regional Norte 2015, que decorreu no início do ano. Na época desportiva passada há que referir as nove medalhas arrecadadas: duas de ouro, cinco de prata e duas de bronze.
A sala multiusos do Estádio Municipal de Murça é o palco para os 20 atletas, dos 7 aos 52 anos, aprenderem as técnicas desta arte marcial sob a alçada do professor. Para a próxima época prevê-se que abra mais uma turma “para dar resposta aos diversos pedidos de adesão”.
Em 2016, a AKCM tem mais alguns desafios pela frente, nomeadamente a participação em três grandes provas: o Campeonato Regional Norte, o Campeonato Nacional e o Campeonato do Mundo All Styles WAC.
Segundo o responsável, “desde o primeiro instante” que a Câmara Municipal de Murça manifestou o seu apoio, “pois cedeu as instalações, bem como as apetrechou”. A acrescentar está a “ajuda inestimável da Junta de Freguesia de Murça, tal como dos estabelecimentos locais e de toda a população da vila, que vê as novidades através das plataformas sociais”.
Atualmente, a AKCM contabiliza cerca de 40 associados que, por um valor anual de 10 euros, usufruem de descontos em algumas lojas locais, e têm direito a participar em dois workshops.
“Esperamos, no futuro, crescer de forma sustentada, aumentar o número de associados e participar em provas internacionais. O nosso logótipo é o espelho da nossa vila: o grande símbolo que é a Porca de Murça”, concluiu Daniel Fonseca, que espera fazer crescer a associação e levar o seu nome o mais longe possível, uma vez que o entusiasmo é crescente.