Quinta-feira, 26 de Maio de 2022

Mais de dois séculos de história e tradição

A Banda de Música de Mateus, uma das mais antigas bandas filarmónicas do país, há 207 anos que preserva e promove os valores culturais e sociais das suas gentes, manifestando o saber musical de uma comunidade.

Foi há mais de 200 anos que tudo começou. Dizem os historiadores que decorria o ano de 1810 quando Frei Vicente, movido pela sua paixão pela música e pela pequena comunidade de Mateus, reuniu um pequeno grupo de rapazes, da terra, para cantar durante a missa. Contudo, a vontade de tocar e o gosto pelo convívio que a música proporciona levou a que, nesta localidade, próxima da cidade de Vila Real, se fundasse a tão conhecida, atualmente, como Banda de Música de Mateus. 

Assim nasceu, no século XIX, uma das bandas filarmónicas mais antigas não apenas da região, mas também do país, permitindo, assim, a criação de um grupo que, ao longo dos anos, foi permanecendo,

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.