Quarta-feira, 22 de Abril de 2026

Celtiberus: Fazer da natureza e cultura focos de dinamização do concelho

A Celtiberus é uma associação de cariz ambiental e cultural, criada em 2014 com o propósito de promover atividades de turismo de natureza que pudessem dar a conhecer o concelho de Boticas e “promover o território de uma forma um pouco diferente”.

- Advertisement -
PERFIL
Sede: Boticas
Fundação: 2014
Associados: 30

Potenciar o património cultural e natural do território do Barroso, o único no país classificado como Património Agrícola Mundial pela FAO, contribuindo, ao mesmo tempo, para fomentar a economia local era o que pretendia o grupo de jovens que há 11 anos se lançou nesta aventura e fundaram a Associação Ambiental e Cultural Celtiberus (AACC). Quase todos de Boticas, e com formação na área ambiental, começaram por organizar atividades relacionadas com o Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade (BNB), que tinha sido requalificado, como visitas interpretativas, acompanhamento de escolas e outros grupos, e a monitorização de espécies.

Por haver dificuldade em manter aberto, de forma regular, o Parque, gerido pelo município, a Celtiberus apresentou ideias para solucionar a questão e passou a ser responsável pela dinamização do espaço. “Em 2016/2017, as coisas começaram a crescer muito rapidamente e a colocar-nos alguma responsabilidade, então começámos a criar o corpo da associação”, refere Nuno Teixeira, presidente da Celtiberus, que conta com cinco pessoas em permanência, a que se juntam “mais sete ou oito em part-time, que ajudam durante o verão e fins de semana” de maior movimento.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

PUB

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Artigos relacionados

Mais de três décadas passadas a correr

Há mais de 35 anos que o Grupo Desportivo e Recreativo da Ferraria, em Sedielos, Peso da Régua, se dedica exclusivamente à prática desportiva, nomeadamente, ao atletismo, sendo já tradicional o “Grande Prémio de Atletismo da Ferraria”. Nos dias de hoje, a luta pela associação “não está fácil”

História de uma banda que remonta ao tempo dos reis

Ainda em comemorações da bonita idade de 250 anos, assinalada no passado mês de junho, é com orgulho que a Banda Musical do Pontido se categoriza uma grande família de diferentes gerações mas com igual gosto pela música e pela região transmontana.

Mais lidas