Terça-feira, 21 de Abril de 2026

Um grupo de jovens movido pela “loucura” da fé

Ao entrarmos na Igreja da Sé de Lamego, vemos logo à entrada alguns jovens reunidos com a sua camisola a dizer “Grupo de Jovens da Sé – Lamego”. Estão a fazer voluntariado para a paróquia ao receber as pessoas que queiram visitar o núcleo museológico e o coro alto da Sé.

- Advertisement -
PERFIL
Fundação: 1989
Elementos: 20

Este é um exemplo das atividades realizadas por estes jovens, que pertencem a um grupo que, pelo menos desde 1989, vai passando de geração em geração. Um dos responsáveis atuais é o padre Marcos Alvim que explica que, apesar do grupo ser constituído por cerca de 20 jovens, há membros “mais antigos” que ainda continuam a ajudar e apoiar nas diversas vertentes.

Há 13 anos que está no grupo como “assistente” e descreve os seus membros como “muito dinâmicos”, sendo que são os responsáveis pela animação da missa das 10 horas todos os domingos, com as crianças e jovens. Para isso, ensaiam todos os sábados às 16 horas e a seguir, pelas 17h30, fazem a sua reunião semanal.

FORMAÇÃO MUSICAL

Para além disso, fazem vários retiros e convívios, participam em vários encontros diocesanos da juventude e fazem a animação de casamentos e batizados. Um dos maiores orgulhos é o facto de vários membros terem formação musical. Um deles é João Pedro, que sempre sentiu que fazia parte do grupo através dos pais, que já eram membros quando ele era pequeno. Aos 22 anos afirma que “cantar é rezar duas vezes” e que “a música sempre fez parte da religião e da fé”. Neste sentido, o grupo participa também no Festival da Canção Religiosa Juvenil, onde se têm “pautado sempre com muita qualidade e com alguns prémios de primeiro, segundo e terceiro lugar”.

“Se há um ponto que nos une é a fé e a religião. A ideia de que os jovens estão afastados é errada”
José Azevedo, 19 anos

Apesar disto, João Pedro também considera este Grupo de Jovens um “grupo de amigos”, a quem louva a “loucura” com que vão a tudo, através da sua fé. O mesmo diz José Azevedo, de 19 anos, e também com formação musical. “Somos um grupo muito unido e sempre que é preciso alguma coisa, estamos aqui uns para os outros”, diz, num tom feliz, acrescentando que aquilo que os distingue é mesmo “a nossa fé”.

Da mesma forma, Marcos Alvim garante que o que diferencia este grupo é a “vivência da fé”. “São jovens alegres e através da sua alegria transmitem a alegria do Cristo ressuscitado, que é aquilo que nos deve realmente distinguir e diferenciar”, conta.

“O nosso principal objetivo deve ser dar o exemplo através das nossas atividades de caridade”
Helena Seixas, 30 anos

Helena Seixas tem 30 anos e, apesar de se dizer que os mais novos estão cada vez mais afastados da religião, considera que estes jovens “estão empenhados em continuar a seguir o exemplo de Jesus”. Ao longo de mais de uma década no grupo, Helena confessa que uma das atividades que mais a marcou, além das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), foi a visita aos idosos. “Podemos ver que os idosos são um grupo de pessoas que necessita tanto de um contacto humano e toca muito ver que eles ficam felizes simplesmente pelo facto de estarmos ali com eles”.

É através das suas atividades que vão angariando algum dinheiro para participar, por exemplo, nas JMJ, e para comprar materiais que precisem. Para o futuro, o grupo pretende ir ao Jubileu 2025, em Roma, e, em 2027, às Jornadas Mundiais da Juventude, em Seul, Coreia do Sul.

PUB

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Artigos relacionados

Sete anos de sucessos na atividade associativa

Em 12 de junho de 2009, os habitantes de Rebordochão (localidade situada paredes-meias com a vila termal de Pedras Salgadas) uniram-se num propósito de desenvolver atividades de caráter cultural, desportivo, social e recreativo. Assim se formou a associação que, sete anos depois, apresenta um notável e invejável currículo, amplamente reconhecido.

Mais lidas