Terça-feira, 26 de Maio de 2026

Bombos “Explosão de Abambres” – Um grupo que é “uma família”

Criado em 1970, o Grupo de Bombos “Explosão de Abambres” conta com 29 elementos. Dizem ser uma verdadeira família

- Advertisement -
PERFIL
Fundação: 1970
TOCADORES: 29

Foi em 1970 que um grupo de amigos de juntou e criou o Conjunto Explosão de Abambres, agora denominado de Grupo de Bombos Explosão de Abambres. Mais de cinco décadas depois, o grupo continua a dar cartas.

Um dos seus elementos é Ricardo Nascimento que já está no grupo há mais de 20 anos. É o atual presidente.

“O grupo surgiu em 1970, por um grupo de amigos, entre eles o António Matos. Foi um bocadinho por brincadeira porque na altura precisavam de um grupo de bombos na festa de Abambres”, conta, acrescentando que “desde então, o grupo foi crescendo e tivemos, também, gigantones”.

Recentemente, e como forma de receber mais apoios, porque “estes grupos passam por grandes dificuldades”, foi criada uma associação, com o mesmo nome, com alguns dos elementos fundadores a fazerem parte da assembleia.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

ou compre apenas este artigo:

Comprar este artigo — 1,00€
Se já é PREMIUM, Aceda à sua conta em

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Artigos relacionados

Linces querem dinamizar o atletismo na região

Começou com uma “brincadeira de amigos”, que se juntavam semanalmente para correrem juntos. À “medida que foi ficando mais séria”, decidiram criar um grupo. Mas para isso era necessário decidir um nome.

155 anos de história e tradição

A Banda Marcial de Murça foi fundada em 1870 por um oficial francês foragido da Guerra Franco-Prussiana e, desde então, tem tido um papel importante na difusão da cultura e do nome de Murça, afirmando-se como uma das mais antigas e relevantes instituições culturais do concelho

Mais lidas