Apesar de oito atletas terem entrado no campo da Nave de Desportos da UTAD, apenas seis jogaram, sublinhando-se o facto de Jander e Berto terem disputado mesmo os 40 minutos do encontro. “Administramos boa parte do jogo”, explicou Edson Filho, treinador da AAUTAD, referindo, no entanto, que a certa altura a equipa já não teve “mais pernas para correr atrás do resultado”.
O técnico lamentou que “meia equipa” tenha estado “de fora” desta primeira jornada, não só os novos atletas, que ‘angariados’ em equipas brasileiras não viram os seus certificados prontos a tempo do encontro, mas também outras peças-chave do plantel como Rafael Lima e o capitão Hélder Resende.
“Contrariamos tudo para tentar ganhar o jogo”, garantiu Edinho, recordando ainda a qualidade da primeira equipa visitante da AAUTAD/Realfut, que carrega o título de vice-campeã do campeonato nacional na época anterior.
A primeira parte do jogo foi marcada pelos golos de Marcelinho e Paulinho, levando a equipa da casa para intervalo com a desvantagem no marcador. Na etapa complementar, o Belenenses voltou a marcar mais dois golos, assinados por Paulinho e Jardel, antes que a AAUTAD conseguisse uma finalização bem-sucedida, o que aconteceu graças a um lance de Berto, no último minuto de jogo.
“É muito importante começarmos o campeonato com três pontos”, considerou Alípio Matos, treinador do Belenenses, referindo ainda que, apesar de desfalcada, a AAUTAD/Realfut “teve mérito” e “complicou muito a vida” aos seus jogadores.
De sublinhar ainda que, o jogo marcou também o regresso de Vinícius Rosa à Nave de Desportos, já que o jogador brasileiro foi contratado pelo Belenenses depois de na época anterior ter alinhado pela equipa transmontana. “Estou muito feliz por regressar à minha primeira casa em Portugal”, garantiu o atleta.
Nesta primeira jornada no campeonato ficam ainda os resultados das outras duas equipas transmontanos que disputam a primeira divisão nacional, nomeadamente o Grupo Desportiva de Boticas, que empatou a três bolas no território do Onze Unidos, e o Atlético de Mogadouro, que voltou do campo do Instituto João V com uma derrota por 5-0.
Na próxima jornada, os transmontanos vão poder assistir ao primeiro ‘derby’ regional, com a AAUTAD/Realfut a disputar os três pontos da vitória frente ao Mogadouro, sendo que o Boticas defrontará, em casa, o Olivais.
Ficha Técnica
Jogo disputado na Nave de Desportos da UTAD
AAUTAD/Realfut – Paulo Duarte, Jander Praciano, Berto, Daniel Borges, Cláudio Martins (G.R.), Nelson Semedo, Ivo Costa e Tiago Carriço.
Treinador: Edson Filho
Belenenses – Marcelinho, Paulo Henrique, Jardel, Diego, Marcão (G.R.), Ângelo, Pedro Cary, Vinícius, Paulinho, Dura e Coco.
Treinador: Alípio Matos
Ao intervalo (0-2)