A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douto (UTAD), em conjunto com o Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento da UTAD (CETRAD), iniciaram um novo estudo sobre o impacto da Caloirada na economia local.
O estudo tem como objetivo “compreender a dimensão real deste evento estudantil na dinâmica económica da cidade”, através dos gastos suportados pelos participantes durante a Caloirada aos Montes. Os investigadores Carla Marques, Rui Silva e Anderson Galvão são os responsáveis pelo estudo.
O inquérito, vai estar disponível entre o dia 21 e 31 de outubro e destina-se “a recolher dados sobre as despesas associadas à participação no evento, permitindo avaliar de forma rigorosa o impacto que esta festividade académica tem no comércio, serviços e vida económica local”.
Este estudo dá continuidade ao trabalho de investigação desenvolvido pelo CETRAD e pela AAUTAD sobre “o contributo dos grandes eventos académicos para o desenvolvimento regional, reforçando o compromisso da academia transmontana com a produção de conhecimento científico relevante e aplicável à realidade económica do território”.