Quinta-feira, 3 de Outubro de 2024
No menu items!

Abertos mais dois novos balcões SNS 24

No distrito de Vila Real, foram abertos mais dois novos balcões SNS 24, um na União de freguesia de Constantim e Vale Nogueiras, no concelho de Vila Real, e outro no concelho de Alijó, que irá abranger os habitantes das freguesias de Vilar de Maçada e Alvelos.

-PUB-

O SNS24 Balcão é um serviço pioneiro que o Ministério da Saúde criou para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços do Sistema Nacional de Saúde (SNS) de forma rápida e segura. 

Em comunicado, a ARS Norte revelou que, nestes balcões, os utentes podem fazer a marcação de consultas, realizar teleconsultas, consultar exames, aceder a guias de tratamento, renovar a medicação crónica, avaliar e registar sintomas provocados pela Covid-19 e pedir a isenção de taxas moderadoras, entre outras informações de saúde.

O executivo da União de Constantim e Vale Nogueiras afirmou que estes serviços digitais e de teleconsulta já estão disponíveis para os cidadãos desta freguesia, permitindo “uma maior proximidade aos cuidados de saúde”, considerando ainda que “é uma mais-valia” para os cidadãos, que não precisam de se deslocar à sede de concelho para tratar alguns assuntos. 

As unidades contam com mediadores digitais, colaboradores “devidamente habilitados”, que ajudam os cidadãos através de dois acessos: o acesso facilitado (o utente tem autonomia para aceder aos serviços digitais) e o acesso mediado (o utente acede com a ajuda do mediador).

Na região Norte, a ARS tem neste momento 46 unidades, espalhados por 45 freguesias.

Estas serviços do SNS 24 Balcão “resultam de uma rede de parcerias entre a Administração Regional de Saúde do Norte, a SPMS, EPE, municípios, juntas de freguesia e os Agrupamentos de Centros de Saúde”, acrescenta a ARS.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS