O SNS24 Balcão é um serviço pioneiro que o Ministério da Saúde criou para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços do Sistema Nacional de Saúde (SNS) de forma rápida e segura.
Em comunicado, a ARS Norte revelou que, nestes balcões, os utentes podem fazer a marcação de consultas, realizar teleconsultas, consultar exames, aceder a guias de tratamento, renovar a medicação crónica, avaliar e registar sintomas provocados pela Covid-19 e pedir a isenção de taxas moderadoras, entre outras informações de saúde.
O executivo da União de Constantim e Vale Nogueiras afirmou que estes serviços digitais e de teleconsulta já estão disponíveis para os cidadãos desta freguesia, permitindo “uma maior proximidade aos cuidados de saúde”, considerando ainda que “é uma mais-valia” para os cidadãos, que não precisam de se deslocar à sede de concelho para tratar alguns assuntos.
As unidades contam com mediadores digitais, colaboradores “devidamente habilitados”, que ajudam os cidadãos através de dois acessos: o acesso facilitado (o utente tem autonomia para aceder aos serviços digitais) e o acesso mediado (o utente acede com a ajuda do mediador).
Na região Norte, a ARS tem neste momento 46 unidades, espalhados por 45 freguesias.
Estas serviços do SNS 24 Balcão “resultam de uma rede de parcerias entre a Administração Regional de Saúde do Norte, a SPMS, EPE, municípios, juntas de freguesia e os Agrupamentos de Centros de Saúde”, acrescenta a ARS.