Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024
No menu items!

Abertura ao público do Ecomuseu de Barroso

A poucos dias da inauguração oficial, agendada para 7 de Julho, a Câmara de Montalegre decidiu presentear, no Dia do Município, os barrosões com a abertura das portas do Ecomuseu de Barroso. Um espaço que cativou todos aqueles que tiveram o privilégio de já ter entrado num local que promete romaria.

-PUB-

Depois de termos feito uma viagem, em primeira mão, em Setembro último, pelo interior do núcleo sede do Ecomuseu de Barroso, erguido junto ao Castelo de Montalegre, foi a vez do espaço, já munido de equipamento, ser aberto ao público. A decisão foi assinalada no Dia do Municipio, que contou com a presença do Governador Civil do distrito de Vila Real, Alexandre Chaves. Espanto e apreço foram as palavras de ordem de uma comitiva que não escondeu admiração pelo que encontrou no interior de um edifício que promete ser uma atracção turística do concelho de Montalegre.

Lembre-se que a Câmara Municipal de Montalegre decidiu homenagear um dos mais ilustres filhos da terra: o padre Fontes. Assim, o núcleo sede do Ecomuseu de Barroso, a inaugurar no 7 de Julho, irá chamar-se “Ecomuseu de Barroso – Espaço Padre Fontes”. O anúncio foi tornado público na última Assembleia Municipal como lembra Fernando Rodrigues: «decidi anunciar esta minha decisão de perpetuar o nome do Padre Fontes na Assembleia Municipal. Nós tínhamos que reconhecer o trabalho que o Padre Fontes tem feito e desenvolvido na promoção do concelho de Montalegre, pela cultura, pelos estudos antropológicos. Reconhecer também a simpatia que ele faz reverter para Montalegre, com a sua personalidade, a sua maneira de ser».

Para o presidente da Câmara de Montalegre falar do núcleo sede do Ecomuseu de Barroso é ir ao encontro de um «espaço de excelência». O edil não poupa adjectivos na caracterização: «é uma grande obra! É uma recuperação de um edifício que por fora não choca ninguém. Está perfeitamente enquadrado. Por dentro, é um edifício muito bem concebido, muito bem recuperado. Um espaço muito grande, onde vamos ter um repositório da nossa cultura e da nossa história. Vamos ter equipamento e tecnologias de ponta, de excelência, que serão um atractivo extraordinário para o turismo e um ponto nevrálgico do circuito turístico e cultural da nossa terra».

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS