Quinta-feira, 30 de Junho de 2022

Actuação para militares portugueses e população local

O Batalhão do Regimento de Infantaria 13, em missão na Bósnia, recebeu, em 18 e 19 de Dezembro, nas suas instalações, em Camp Doboj, onde se encontra, em missão de apoio à paz, desde o passado mês de Julho, o Grupo de Cantares “Aleu”, da Câmara Municipal de Vila Real. O grupo deslocou-se àquele país […]

O Batalhão do Regimento de Infantaria 13, em missão na Bósnia, recebeu, em 18 e 19 de Dezembro, nas suas instalações, em Camp Doboj, onde se encontra, em missão de apoio à paz, desde o passado mês de Julho, o Grupo de Cantares “Aleu”, da Câmara Municipal de Vila Real.

O grupo deslocou-se àquele país dos Balcãs, com o apoio de diversas instituições, de que se destacam o Exército Português que autorizou a sua permanência em instalações militares, a Força Aérea Portuguesa que proporcionou o transporte em avião militar C-130 e à Câmara Municipal de Vila Real que dispensou os elementos do grupo, durante os dois dias que durou esta “viagem relâmpago”.

Esta deslocação do Grupo “Aleu” a Doboj, onde actuou no Centro Cultural daquela cidade, para os militares do Batalhão e para um significativo número de habitantes locais, bem como para numerosas entidades que se encontravam presentes, a convite do Batalhão, serviu para divulgar a cultura popular portuguesa, em geral, e a de Trás-os-Montes, em particular, naquelas longínquas paragens. Por outro lado, a presença do grupo, no seio dos militares, proporcionou-lhes verdadeiros momentos de alegria, através de um rico repertório musical, conhecido por todos, fortemente ligado às suas raízes culturais, contribuindo, desse modo, para atenuar as saudades que, nesta quadra natalícia, vão acompanhando o espírito dos militares em missão.

Com o grupo, em representação da Câmara Municipal, esteve o António da Nazaré Pereira, Vice-Presidente da autarquia, o qual teve a oportunidade de conhecer o seu homólogo de Doboj, também presente no espectáculo.

No segundo dia da sua estadia, na Bósnia, o grupo teve a oportunidade de visitar a cidade capital daquele país, Sarajevo, efectuando um circuito pelos principais pontos de interesse turístico da mesma, tendo sido, mesmo, “presenteados” com um forte nevão, habitual, naquelas paragens, nesta altura do ano. No final do dia, regressaram a Portugal, cansados, mas com o sentimento de terem dado o seu contributo para a projecção de Portugal, além fronteiras.

A título de balanço final desta viagem do Grupo “Aleu”, fica, inequivocamente, provado que Vila Real e as suas instituições, nomeadamente a sua Câmara Municipal, estão, de alma e coração, com os seus militares que se encontram a prestar uma missão de interesse público, no “teatro de operações” da Bósnia-Herzegovina.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.