A Acupuntura Médica é também uma competência da Ordem dos Médicos portuguesa, com colégio próprio. Esta prática está aprovada pela Organização Mundial de Saúde para tratamento de várias doenças. É recomendada como um tratamento complementar para a dor e não só por várias sociedades científicas nacionais e internacionais.
Em que situações pode ser utilizada a acupuntura médica?
Tem uma eficácia conhecida nas seguintes patologias: Enxaquecas, cefaleias de tensão, nevralgias do trigémeo e outros tipos de cefaleias; dores músculo-esqueléticas de uma forma geral, como tendinite (ombro, cotovelo, entre outras), dores associadas a várias artroses (joelhos, anca, coluna, entre outras), síndrome do túnel cárpico, lombalgia (com ou sem irradiação), contraturas, sequelas de traumatismo e/ou entorse, estado pós-cirúrgico e outras dores derivadas do aparelho músculo-esquelético e/ou do sistema nervoso; paralisias faciais periféricas ou ajuda na recuperação após acidente vascular cerebral (AVC); neuropatias (diabéticas, pós-quimioterapia, entre outras) e nevralgia pós-herpética. Estas dores são sentidas habitualmente como sensações de “formigueiro”, “frio”, “calor/queimor” ou “choques elétricos” em várias localizações corporais; no tratamento das náuseas e vómitos associados à quimioterapia, gravidez e no pós-operatório; nos problemas funcionais dos intestinos ou da bexiga (cólon irritável, cistite intersticial, incontinência); nas dores menstruais (dismenorreia) ou outras alterações benignas do ciclo menstrual; nos sintomas da menopausa; na grávida pode ser utilizado para aliviar sintomas como enjoos, dores de estômago, dores músculo-esqueléticas ou ajuda a “virar” o bebé em posição cefálica para permitir um parto vaginal; em algumas formas de rinite e sinusite; ajuda do tratamento de insónias, ansiedade ou depressão; apoio no tratamento de efeitos secundários de tratamentos oncológicos (cansaço, náuseas ou vómitos, polineuropatias); pode ajudar a melhorar condições de pele como acne, rosácea, psoríase, entre outras; na desabituação tabágica, melhorando os sintomas da abstinência da nicotina.
Como é realizado o tratamento de acupuntura médica?
Primeiro é feita uma avaliação clínica do doente, não só em relação à d que o leva à acupuntura, mas também do estado de saúde geral. Se necessário, serão requisitados meios complementares de diagnóstico.
Depois é elaborado um plano de tratamentos: No início, os tratamentos são habitualmente semanais; posteriormente podem ser feitos em intervalos maiores dependendo da doença e da resposta ao tratamento.
A acupuntura médica é segura?
A acupuntura é geralmente muito segura. As complicações mais comuns são pequena hemorragia ou equimose (nódoa negra) no local onde foram introduzidas as agulhas.