Domingo, 8 de Setembro de 2024
No menu items!

Adega de Favaios: O segredo do sucesso “está no trabalho da equipa”

Fundada em 1952, a Adega de Favaios nasceu da persistência de um grupo de agricultores que insistiu junto do Governo do Estado Novo para autorizar a utilização de aguardente vínica para fazer o vinho de Favaios, a mesma que é utilizada para o vinho do Porto. 

-PUB-

A população de Favaios vivia muito à custa do famoso moscatel, de repente “viu-se privada” de fazer este néctar, devido ao facto de a autorização para utilizar a arguente só era dada aos lugares acima dos 500 metros de altitude. A situação deu cabo da economia desta freguesia do concelho de Alijó, como nos conta Mário Monteiro, presidente da Adega desde 2006. “Muita gente faliu, os campos foram abandonados, mas houve agricultores que nunca desistiram e teimaram sempre na possibilidade de lhes ser autorizada a utilização de aguardente para fazer o moscatel, e ao fim de alguns anos conseguiram”.

Com o espírito de cooperativismo dos seus 550 associados aliado ao saber das “gentes de Favaios” potenciaram

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS