Domingo, 14 de Agosto de 2022

Adesão à greve dos trabalhadores da saúde ronda os 90%

Esta sexta-feira, os trabalhadores da saúde estão em greve. Até às 12h00, e segundo os sindicatos, a adesão rondava os 90% a nível nacional. Na região de Trás-os-Montes fala-se numa adesão de 60%.

-PUB-

Os técnicos e auxiliares de saúde cumprem hoje um dia de greve. Reivindicam a valorização salarial, a revisão de carreiras, o cumprimento dos acordos coletivos de trabalho e contratação de mais pessoal.

Segundo os sindicatos, às 12h00, a adesão rondava os 90%, a nível nacional, com alguns hospitais a chegarem aos 100%, como é o caso do São José e Santa Maria, em Lisboa.

Fonte do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) avançou à VTM que “a greve está a ter um impacto semelhante às anteriores”, sendo que “a maior queixa diz respeito ao laboratório, que não fez colheitas”.

Quanto ao ACES Marão e Douro Norte, a greve “não tem afetado as dinâmicas de funcionamento”.

Já no distrito de Bragança, a adesão ronda os 60%, com destaque para os centros de saúde de Mirandela, onde a adesão dos administrativos foi total, o que impede que os utentes de confirmarem, por exemplo, as consultas, baixas médicas, marcação de exames e análises.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.