A 13 de junho foi o dia de assinar o protocolo de adesão, numa cerimónia que incluiu o hastear da Bandeira da Rede.
Nesta cerimónia estiveram presentes o coordenador e promotor da iniciativa, César Carvalho, que apadrinhou o Agrupamento e a comunidade escolar e educativa: alunos, assistentes operacionais, técnicos superiores, docentes, Associação de Pais e autarquia.
A Rede de Escolas de Amor é uma iniciativa do Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira, de Armamar, e é apadrinhada por uma série de personalidades como Tarantini, jogador de futebol, Pedro Abrunhosa, cantor e compositor, Manuela Ribeiro, diretora do Festival Literário Correntes d’Escritas, entre outros.
No âmbito desta sessão, foi entregue a bandeira à diretora do Agrupamento e assinado o protocolo de adesão pela diretora, Rosa Cardoso, pelo padrinho César Carvalho e pela professora bibliotecária, Filomena Nunes, coordenadora do projeto no Agrupamento.
A diretora, a vereadora Sílvia Silva e o coordenador da rede realçaram os “valores do respeito, da fraternidade, solidariedade e amor incentivados por esta iniciativa”.
No decorrer da cerimónia houve dois momentos musicais da responsabilidade do professor João Paulo Correia e dos alunos do 2º ciclo que executaram o hino da Rede, a canção de Pedro Abrunhosa “Que o amor te salve”, seguida da leitura de um poema da aluna Francisca Ferreira, lido pela colega Matilde Morais (8º A).
A cerimónia terminou com o hastear da bandeira ao som do hino da Rede Escolas de Amor, seguida de uma visita à exposição de trabalhos realizados no âmbito deste projeto.
A candidatura a este projeto foi elaborada tendo como base duas atividades principais: a comemoração do “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência” e a “Semana dos Afetos”.
As duas atividades fomentaram uma reflexão sobre valores de empatia e respeito pelos outros, com o envolvimento de todos os alunos do Agrupamento, desde o pré-escolar ao 9º ano. Estas atividades foram desenvolvidas numa articulação entre Biblioteca Escolar, docentes de Educação Especial e Cidadania, diretores de turma, professores titulares e educadoras.
Esta Rede de Escolas de Amor, a que agora o Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião se associa, “visa incentivar o desenvolvimento de iniciativas que promovam o amor, a amizade, a paz, o respeito, a fraternidade, a empatia nas escolas, valores acarinhados e fomentados no Agrupamento”.
E, como referido na ata de adesão à rede “É dever agir. Melhorar o mundo requer ação e inconformismo; cada um faz a sua parte, colabora, transforma… e consegue ir cumprindo os desígnios comuns dos valores primordiais”.