Durante a cerimónia onde foram assinados os contratos e que decorreu em Viana do Castelo, foi apresentado o projeto “Pannonias – Digital Old Lands”, concebido e promovido pela Associação de História e Arqueologia de Sabrosa (AHAS), em parceria com os municípios de Alijó, Murça e Sabrosa.
“Pannonias – Digital Old Lands” é uma ideia que assenta nos antigos territórios históricos, oriundos do fim do Império Romano e do surgimento dos primeiros reinos da Europa, os reinos Suevos e Visigodos. Um destes territórios antigos é o território de Pannonias, que, no essencial, integraria a região de Sabrosa, Alijó e Murça e ainda a área onde se situa o Santuário de Panóias. É a partir deste território antigo e ancestral que se desenvolve o projeto.
O projeto Pannonias Digital Old Lands procura, através da história e do património cultural riquíssimo dos três municípios, “estudar, valorizar, promover e dinamizar um conjunto de 20 locais de interesse, distribuídos por vários períodos históricos, os quais serão integrados numa rede digital, com a criação de conteúdos integrados nas Humanidades Digitais, renovação e modernização de um centro interpretativo, animações, digitalização multidimensional do património cultural, o “Druída”, um guia virtual, hologramas, QRcode, utilização de aplicativos para smartphones e tablets, conteúdos multimédia, uma sala imersiva, óculos de realidade virtual, atividades diversas de âmbito turístico e educativo, interação com o comércio local, criação de percursos culturais, visitas, workshops e outras atividades.
O projeto procura aliar o património cultural às novas tecnologias da informação, demonstrando também a sensibilidade e interesse dos municípios do interior da região Norte para a importância da preservação, valorização e promoção do património, aliada à componente económica do turismo e às empresas locais.