O almoço foi organizado pela comissão de festas da Romaria da Senhora da Pena, este ano a cargo da freguesia de Jorjais. Carlos Santos explica que “o objetivo foi divulgar a festa e angariar algum dinheiro”, acrescentando que “lançámos o repto ao Chef Vítor, que é um homem da terra, e ele aceitou”.
As inscrições eram obrigatórias, sendo que, inicialmente, foi colocada a margem de 80 participantes. Contudo, “tivemos muita procura, houve mesmo fila de espera, e foi necessário alargar. Temos aqui 92 pessoas”.
Antes de sabermos a opinião dos participantes, fomos falar com o Chef, [/block]que andou toda a manhã numa roda vida para ter tudo pronto a tempo e horas. Detentor de uma estrela Michelin, Vítor Matos teve aqui o desafio de cozinhar à moda antiga. O arroz de tomate, abóbora e manjericão e as migas de feijão foram confecionadas em potes de ferro. Ali ao lado, a carne de novilho e porco preto passava pelas brasas. “A ideia de cozinhar nos potes foi para reviver os meus tempos de infância também”, conta, acrescentando que “o desafio começou numa conversa de café e aqui estamos nós”.
“Eu estive emigrado na Suíça, nunca participei na festa a 100%. Este almoço foi a minha oportunidade de ajudar a organização”, refere.
E agora sim, o veredito de quem participou no almoço. Sandra Pereira veio “pela oportunidade única de estar num evento com o Chef Vítor Matos, até porque não é todos os dias que podemos provar algo confecionado por alguém com uma estrela Michelin”.
Sobre a comida, “está ótima, nem consigo dizer o que é que gostei mais. Eu que não gosto de arroz, adorei este e as migas estão fantásticas, para não falar da carne, que parece manteiga”.
Quem participou no almoço pagou 30 euros, sendo parte da receita para ajudar a organizar a Romaria de Nossa Senhora da Pena, que acontece no segundo fim de semana de setembro. O cartaz será apresentado em breve. Para já fica o convite da organização, “visitarem-nos todo o ano”.[/block]