Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024
No menu items!

Alunos debateram desafios e oportunidades da União Europeia

“Os desafios e as oportunidades da União Europeia” foi o tema escolhido para o primeiro momento de reflexão da edição de 2019 das Jornadas da Juventude.

-PUB-

No auditório da Escola Básica e Secundária e com o apoio dos docentes de História, Avelino Peixoto e de Geografia, Artur Miguel, os jovens alunos exploraram e debateram o papel que a União Europeia desempenha no nosso quotidiano, bem como sobre o poder de decisão democrático do Parlamento Europeu.

E porque se aproximam as eleições europeias, a questão da intervenção ativa dos jovens nas eleições para o Parlamento Europeu, mereceu também atenção.

O Vereador Paulo Mota, que participou na sessão, falou da relação que o Município de Mondim de Basto estabelece com a União Europeia, nomeadamente, no que diz respeito aos apoios comunitários, que se revelam fundamentais para a execução de projetos, importantes para o desenvolvimento económico e social do concelho.

A escolha desta temática de debate relaciona-se com o facto da Escola Básica e Secundária de Mondim de Basto ser uma Escola Embaixadora do Parlamento Europeu e, assim, pretender envolver toda a comunidade educativa na tomada de consciência da cidadania europeia e de uma participação ativa de todos os cidadãos.

As Jornadas da Juventude são uma iniciativa da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto que pretende incentivar os jovens alunos do concelho a refletir sobre temáticas atuais, que irão contribuir para a sua formação enquanto alunos, profissionais e cidadão ativos.

O programa das Jornadas da Juventude termina no dia 10 de maio com uma tertúlia sobre o tema da “Violência no Namoro e a Violência Doméstica”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS