As eleições, cuja data concreta será conhecida na próxima Comissão Política Federativa, vão realizar-se no próximo mês de setembro, em simultâneo com as eleições para os órgãos federativos do Partido Socialista.
A jurista de profissão, também licenciada em matemática e nascida no concelho de Alijó, é eleita local à Assembleia Municipal de Vila Real e é, para já, a única candidata conhecida.
Citada em comunicado, Ana Daniela refere que a “sempre inacabada conquista de Direitos Humanos e luta pela igualdade” como foco da sua ação política. “Esta candidatura assenta na ambição de uma sociedade mais justa e mais equitativa e incorpora o desejo de combater populismos, injustiças e desigualdades. Somos parte de um projeto aberto a todas e a todos aqueles que se revejam nas ações políticas progressistas”.
Para a candidata, a estrutura federativa das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos tem demonstrado estar viva, dinâmica, com ideias e colaborativa para com a Federação distrital e com todas as concelhias que a compõem. “Em muitas concelhias do PS já temos também estruturas locais de mulheres socialistas, tendo a estrutura distrital uma relação de proximidade e interajuda com todas as coordenadoras concelhias”.
A socialista, de 43 anos, destaca o ciclo eleitoral autárquico do próximo ano como o cerne da atividade política do mandato a que se propõe, pretendendo atrair e formar um número crescente de mulheres participantes na vida política local, seja nos municípios seja nas freguesias. “Pretendemos nos próximos meses, com a ação e intervenção da estrutura federativa, criar as condições necessárias para levar o Partido Socialista à vitória nas próximas eleições autárquicas, conquistando mais câmaras do que aquelas que já detém no distrito de Vila Real. Anseio, com a experiência de todas as socialistas que integrarão a minha lista, ajudar a trazer mais mulheres para a linha da frente da política e mais mulheres para liderar, em nome do partido, mais Câmaras, mais Assembleias Municipais e mais Juntas de Freguesia”, assegura a candidata, que, por estas razões, convidou para mandatárias da sua candidatura as duas presidentes de Câmara socialistas do distrito de Vila Real: Helena Lapa, de Sabrosa, e Fátima Fernandes, de Montalegre.
No início do próximo mês de setembro Ana Daniela Alves divulgará a lista que a acompanha, bem como a Moção de candidatura.