André Marques é natural de Peso da Régua e integrou o terceiro lugar da lista do PSD pelo círculo eleitoral de Vila Real nas últimas legislativas de 2022.
Pela segunda vez na história democrática do país, o PSD não elegeu o terceiro deputado no círculo eleitoral de Vila Real, coincidindo com as duas maiorias absolutas do Partido Socialista, apesar do aumento de votação que o PSD teve no distrito nas últimas eleições legislativas.
Neste enquadramento, André Marques assume o mandato na Assembleia da República em exclusividade, substituindo Cláudia Bento, que suspendeu o mandato.
Em declarações à VTM, André Marques refere que “é com espírito de missão e grande responsabilidade que assumo este desafio”, sublinhando que sente um “compromisso” com o desenvolvimento e potencialidades de todo o território do distrito, “estou disponível para intervir dentro das possibilidades que a função me exige, sempre com proximidade”.
André Marques, de 40 anos, é licenciado em Educação e pós-graduado em Gestão Empresarial. Exerceu funções como Técnico Superior no Município de Peso da Régua, como Consultor e Gestor nos setores da comunicação/marketing e projetos de investimento.
Na sua participação cívica e associativa desempenha funções como tesoureiro da Associação da Região do Douro para o Apoio a Deficientes, integra o conselho geral do Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia, é elemento do Conselho Fiscal da Casa do Povo de Godim e é membro confrade da Confraria dos Vinhos do Douro.
Ao longo do seu percurso político, desempenhou funções como Conselheiro Nacional do PSD, foi Presidente da Juventude Social Democrata de Peso da Régua. Atualmente é vogal da Comissão Política Concelhia do PSD Peso da Régua e membro da Assembleia Distrital de Vila Real do PSD.