Nesta eliminatória, marcada pelo confronto entre os quatro primeiros classificados da Divisão de Honra, o Vila Real joga em casa diante do Vilar de Perdizes, o Mondinense recebe o Régua, o Abambres viaja até Vidago e o Atei defronta no seu reduto o Vila Pouca.
No Monte da forca o Vila Real procura seguir em frente na prova e dar continuidade aos bons resultados. Os líderes da Divisão de Honra, orientados por Patrick Canto, ainda não perderam para o campeonato e golearam o Salto, no passado domingo, por 5-0, o mesmo resultado registado na eliminatória anterior diante do Valpaços. Apesar do bom momento dos alvinegros, prevê-se uma partida bastante equilibrada, uma vez que vão encontrar um Vilar de Perdizes motivado. A equipa de Tony não conhece o sabor da derrota à oito partidas e ocupa a 3ª posição da tabela classificativa. Os “Guerreiros da Raia” também vão procurar seguir na competição depois de eliminarem o Cumieira por um esclarecedor 7-0, e da vitória com o Cerva por 3-0 para o campeonato.
Em Mondim de Basto também é esperada uma grande partida, uma vez que se defrontam, respetivamente, o 2º e 4º classificado da Divisão de Honra. O Mondinense vem de uma vitória por 5-1, para o campeonato, na deslocação ao Fontelas. No último jogo da Taça a equipa de Mondim eliminou o Alijoense por 2-0. Do outro lado, a formação de Mondim vai encontrar o Régua, não só o vice-líder, mas também a equipa menos batida do campeonato com apenas sete golos sofridos. Apesar de terem perdido vários jogadores nas últimas semanas, os durienses continuam sem registar qualquer derrota para o campeonato. No domingo passado, a equipa de Paulo Ferreira, venceu fora de portas o Cumieira por cinco golos sem resposta. Para a taça o Régua eliminou, na 2ª ronda, o Cerva por 2-0.
Outra partida da competição joga-se em Vidago. Os locais recebem novamente o Abambres, curiosamente a equipa que defrontaram no jogo da semana passada para o campeonato, e que terminou sem golos. A equipa orientada por Armando Lopes é nona na Divisão de Honra, e eliminou o Santa Marta na última eliminatória da Taça. Por sua vez o Abambres ocupa a 7ª posição e já não vence para o campeonato há três jogos. Neste encontro, a eliminar, a formação liderada por José Gomes procura regressar às vitórias e assim avançar na competição. Recorde-se que o Abambres afastou o Sobroso na fase anterior.
De Atei também vai sair um dos 4 finalistas. A equipa local, que recebe o Vila Pouca, não perde há três jogos, registou um empate a uma bola, no domingo em Santa Marta, e ocupa o 10º lugar na classificação. Para chegar até aqui a turma de Philip Cunha, teve de ultrapassar o Ribeira de Pena e o Constantim. Já o Vila Pouca vem de duas vitórias, ambas fora de portas e por 2 – 0, diante do Vidago e Alijoense. Na 2ªeliminatória da competição, a equipa liderada por Diogo Coutinho, eliminou o Fontelas por um esclarecedor 5-0. Os aguiarenses são oitavos no campeonato, e curiosamente são a única equipa que não registou, até ao momento, qualquer empate.
As partidas estão agendadas para as 14h30 do próximo domingo, dia 3 de fevereiro.