Domingo, 3 de Julho de 2022

Antiga Tabopan transformada em Parque Empresarial

O Parque Empresarial de Vila Pouca de Aguiar, situado em Telões, mais propriamente na antiga fábrica da Tabopan, está aberto e, nesta primeira fase, a instalação de empresas é feita de forma progressiva.   O Parque Empresarial de Vila Pouca de Aguiar está aberto, desde sexta-feira, à progressiva instalação de empresas. Na abertura, o gestor […]

O Parque Empresarial de Vila Pouca de Aguiar, situado em Telões, mais propriamente na antiga fábrica da Tabopan, está aberto e, nesta primeira fase, a instalação de empresas é feita de forma progressiva.

 

O Parque Empresarial de Vila Pouca de Aguiar está aberto, desde sexta-feira, à progressiva instalação de empresas. Na abertura, o gestor Pedro Barros disse que esta “é a primeira fase” do equipamento que pode impulsionar a economia com a “criação de riqueza e postos de trabalho”.

Situado em Telões, o Parque Empresarial tem mais de quatro dezenas de lotes (242 m2, 484 m2 e outros), preenchidos mediante as negociações com a gestora do parque, a Parmontes (Sociedade de Promoção e Gestão de Parques Empresariais de Trás-os-Montes, SA). Este parque é direccionado, em parte, à transformação do granito, dado que ainda se perdem, por ano, 100 milhões de Euros, aproveitados por Espanha. Mas o Parque está receptivo a outras empresas.

O autarca Domingos Dias falou nas necessidades de “promover a requalificação dos recursos humanos, num parque que deve abrir as portas ao exterior” e criar um grande Centro Tecnológico de Formação.

O Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, Fernando Medina, marcou presença, neste “projecto de desenvolvimento” e abordou o “obstáculo que temos de superar, na qualificação dos recursos humanos”.

Realizou-se uma visita ao longo do edifício, sendo visitados dois lotes, dos quais, um está pronto a acolher uma empresa e outro está a laborar, designadamente com a fábrica da castanha, onde foi explicado o processo de receber, tratar e colocar o produto no mercado.

Para além da requalificação progressiva do edifício, a empreitada relativa a acessos, saneamento ou iluminação rondou os 650 mil Euros, suportados pelo Município e por fundos comunitários do programa ON – Operação Norte.

O Parque localiza-se junto à EN 2 e próximo da A7 e A24.

 

João Cláudio

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.