Segunda-feira, 4 de Julho de 2022

Antigo estabelecimento prisional transformado em espaço expositivo

O núcleo de Trás-os-Montes inaugurou a exposição ‘Voltagem: às voltas com a(s) memórias na antiga cadeia de Miranda’, com a presença dos artistas e do presidente da Câmara de Miranda do Douro. 

Esta exposição realiza-se no âmbito do programa Arte Pública Fundação EDP, sendo que o “Voltagem” é um projeto artístico com a comunidade, promovido em parceria com a Fundação EDP e a Rede Inducar que se traduziu, ao longo do último ano, num conjunto de intervenções visíveis na cidade em diversos locais. Propõem-se, agora, um olhar retrospetivo ao trabalho que foi realizado pelos artistas Fernando José Pereira, R2 Design e Associação Lérias (Miguel Schreck, Pedro Almeida e Ricardo Santos) naquela localidade. 

A exposição, que apresenta uma relação entre questões de tempo e preservação de memória, tem lugar na Cadeia de Miranda do Douro. A proposta é juntar a estas memórias uma memória interventiva das próprias intervenções dos artistas na cidade. 

A exposição reúne uma série de intervenções – presença sonora, imagens vídeo ou escultura – realizadas propositadamente para aquele espaço, num diálogo intenso com ele, tendo como princípio base o respeito pelos edifícios, princípio esse que guia todo o projeto Arte Pública da Fundação EDP. 

‘Voltagem: às voltas com a(s) memórias na antiga cadeia de Miranda’ estará em exposição na antiga cadeia de Miranda até 28 de agosto.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.