O Município de Vila Pouca de Aguiar está prestes a entregar os primeiros apoios na aquisição de medicamentos feita por idosos carenciados. A medida está integrada no Cartão Municipal do Idoso.
Durante as próximas duas semanas, quase metade das pessoas carenciadas de terceira idade que adquiriram o Cartão Municipal do Idoso beneficiou de um apoio da autarquia, numa comparticipação financeira de 25%, na aquisição de medicamentos, mediante receita médica, no ano de 2006. Os beneficiários começam, agora, a ser reembolsados.
Mediante análise social de todos os aguiarenses que receberam o Cartão Municipal (à volta de meia centena de idosos), os que apresentaram receitas médicas nos serviços camarários, durante o ano de 2006, vão ser agora compensados, em parte, nas referidas despesas de saúde que realizaram, ao longo de 2006.
A esta comparticipação de 25% na parte que cabe ao utente na aquisição de medicamentos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde, acrescem apoios aos aguiarenses que têm Cartão Municipal do Idoso, designadamente uma redução de 50% no pagamento de tarifas de lixo e saneamento, bem como um desconto de 50% em taxas municipais, com excepção das taxas relativas a operações de loteamento. Nas licenças de obras, o desconto verifica-se nas licenças de construção para moradias unifamiliares.
O beneficiário tem, ainda, acesso gratuito às piscinas, pavilhão, ginásio e espectáculos promovidos pelo Município de Vila Pouca de Aguiar.
O Cartão Municipal do Idoso é extensível à comunidade, através de protocolos, a celebrar com as entidades, onde constem os produtos passíveis de desconto e respectivo valor.
JC