Depois de firmado um protocolo com a Organização de Produtores Pecuários (OPP) no valor de 115 mil euros anuais, a autarquia de Vinhais decidiu ir mais longe.
Com os produtores a debaterem-se com novos problemas que colocam em causa a saúde e o bem-estar do efetivo de ovinos e bovinos, foi necessário aumentar o apoio.
Assim, foram aprovados, em reunião de câmara, novos apoios para o setor, no valor global de 32.500 euros, dos quais seis mil euros são destinados à vacinação de todo o efetivo ovino e bovino do concelho, como forma de prevenir a doença infeciosa da “Língua Azul”.
Do valor total, 25 mil euros são para a aquisição de medicamentos veterinários e desparasitantes e o restante (1.500€) será para combater a Doença Hemorrágica Epizoótica (DHE).
Em comunicado, a autarquia destaca que “estes apoios demonstram a importância da pecuária como um dos setores mais relevantes do concelho”, admitindo que “não podemos esquecer que o setor primário é o mais importante da atividade económica do nosso concelho”.