A publicação reúne o conjunto de obras dos artistas flavienses Mariana Parensense, Ana Vieira, Agostinho Silva, António Pizarro, Tó Ribeiro, Ricardo Costa, Aluizio Loureiro, Carlos Ranna, Maria José Neves, Fernando Castro e Dina Torres (Nita), ou seja, todos os que expuseram no último ano na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Chaves.
O espaço tem sido a sala de exposições para artistas flavienses ou que têm Chaves como casa.
Este, que é já o terceiro catálogo, constitui-se como uma memória futura das iniciativas expositivas realizadas ao longo de 2024. Foram ao todo 11 exposições individuais e uma coletiva em dezembro e, segundo o autarca flaviense “expressa, de forma singela, o profundo agradecimento a todos os artistas que integraram esta programação”.
Para Nuno Vaz, “a surpreendente diversidade e o número crescente de artistas flavienses interessados em partilhar as suas criações superaram largamente as expectativas iniciais, confirmando a Biblioteca Municipal como um espaço central, inclusivo e acolhedor, ideal não só para a fruição cultural de todos os públicos, mas também para acolher estreias artísticas e promover novas vozes”.
Com programação já assegurada em 2026, e sem repetições de artistas, o ciclo “Os Nossos Artistas” é uma iniciativa que tem um verdadeiro motor de dinamismo cultural e participação comunitária.