A mais conhecida, denominada “Nintendinite”, refere-se a lesões dos tendões do polegar secundárias às pegas dos comandos dos videojogos. Em 2007 foi introduzida uma nova consola, a “Nintendo WiiTM”, que simulava a prática de desportos dinâmicos dentro de casa, associada a outro tipo de lesões osteoarticulares (joelhos, ombros, trauma da cabeça). Nos tempos de hoje, os maiores responsáveis por este problema de saúde são os smartphones, com a “WhatsAppite”, que se apresenta como dor bilateral do punho e polegares após um período prolongado e repetitivo de troca de mensagens como fatores de risco: temos longos períodos de utilização, posturas incorretas, estrutura dos aparelhos pouco ergonómica para uma manuseação segura e confortável.
Já os sinais de alarme são dor na mão/punho, alterações de sensibilidade das mãos ou diminuição da força motora. O diagnóstico é maioritariamente clínico, no entanto se apresentar sintomatologia atípica que possa indicar o diagnóstico de síndrome do túnel cárpico (alterações da sensibilidade/motora), deve ser realizada eletromiografia.
O tratamento passa por repouso e redução da exposição a estes aparelhos, devendo consultar o seu médico se manutenção da dor.
Em suma, embora infrequentes, todos devemos ter um papel ativo na prevenção destas lesões, com uma boa racionalização dos tempos de ecrã, com pausas frequentes e intercaladas, a utilização de equipamento de proteção e a promoção de atividades saudáveis como o exercício físico.