Domingo, 19 de Abril de 2026
Vila RealAssembleia Geral do Compostela Group of Universities reuniu 41 universidades na UTAD

Assembleia Geral do Compostela Group of Universities reuniu 41 universidades na UTAD

O encontro reuniu 70 participantes de 41 universidades, provenientes de 17 países, promovendo o debate sobre sustentabilidade, ciência e competitividade no ensino superior.

-PUB-

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) acolheu, entre 14 e 16 de setembro, a XXXI Assembleia Geral do Compostela Group of Universities (CGU), subordinada ao tema “Navigating Challenges in Scientific Production”.

O reitor da UTAD, Emídio Gomes, este fórum global foi “uma grande honra e um privilégio”, sublinhando a importância do diálogo sobre os desafios do ensino superior.

Carla Martins, presidente do CGU, destacou que a UTAD foi o local escolhido pois é “onde a investigação e o património se encontram”. Sublinhou ainda que o encontro “superou todas as expectativas” como melhorar a qualidade e o impacto do trabalho científico.

Após a Conferência de Compostela sobre Sustentabilidade, no primeiro dia, a comitiva reuniu-se nos Claustros do Governo Civil, em Vila Real. Para fazer a abertura oficial da Assembleia Geral, que incluiu a Reunião do Conselho Geral e a entrega das distinções “Research Pitches”.

Nesse mesmo dia, à noite ocorreu o jantar de gala, na Quinta do Paço, onde foi entregue o XXIX Prémio Internacional Grupo Compostela-Xunta de Galicia ao Instituto Europeu de Rotas Culturais (IEIC). O instituto foi reconhecido pelo “seu contributo na promoção da cooperação e valores do Caminho de Santiago”.

No dia 15, os debates prosseguiram com os “Compostela Dialogues in Higher Education” e o Compostela Café, que abordaram temas como “a produção científica, os modelos de publicação académica e o impacto dos rankings internacionais”, através de debates, mesas-redondas e painéis paralelos.

A assembleia terminou com a entrega da “concha de mármore” à UTAD recebida por Cristina Saraiva, Pró-reitora para as Parcerias e Relações Internacionais.

O programa contou também com visitas ao Douro, à Casa de Mateus e ao campus da UTAD.


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS