Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2024
No menu items!

Associação alerta para a falta de criadores de burro de raça mirandesa

A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino de Miranda do Douro está preocupada com a falta de criadores do burro mirandês, considerando que é um problema ainda maior do que a extinção da raça, apesar de ainda ameaçada.

-PUB-

“Neste momento, estão mais em extinção os criadores no planalto mirandês do que propriamente o burro de Miranda. É uma raça ainda ameaçada de extinção, mas a grande prioridade atual é que surjam novos criadores no solar da raça para que consigamos assegurar que o burro de Miranda permaneça na paisagem transmontana”, adiantou Joana Braga, da AEPGA.

Segundo a responsável, “o trabalho de campo que desenvolvemos, todos os anos nas aldeias, revela que a faixa etária dos criadores que existem é muito elevada, sendo muitas as pessoas que estão a desistir de continuar a manter e a criar o burro de Miranda”.

Apesar de existir alguma procura de criação do burro de Miranda esta, de acordo com

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS