Quinta-feira, 7 de Julho de 2022

Associação de Erasmus vai ter programa de rádio

Promover a mobilidade estudantil da UTAD é o principal objectivo de um programa de rádio que, dedicado aos programas Sócrates e Erasmus, arrancará, na terça- -feira, na Rádio Universidade de Vila Real.   Depois de formalmente criada e reconhecida, na Europa e em Portugal, a nova Delegação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) […]

Promover a mobilidade estudantil da UTAD é o principal objectivo de um programa de rádio que, dedicado aos programas Sócrates e Erasmus, arrancará, na terça- -feira, na Rádio Universidade de Vila Real.

 

Depois de formalmente criada e reconhecida, na Europa e em Portugal, a nova Delegação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) da “Internacional Exchange Erasmus Students Network” (IEESN) dá agora mais um passo, para a divulgação da mobilidade estudantil, com a realização de um programa semanal, na Rádio Universidade FM, o qual começa a ser transmitido na terça-feira, dia 13.

Segundo Nataniel Araújo, Presidente da Comissão Instaladora da Delegação de Vila Real da associação internacional, o programa, transmitido entre as 19 e as 20 horas, “irá abordar as temáticas do ensino europeu, do Espaço Erasmus”, com o objectivo de “promover a mobilidade estudantil”. Se, por um lado, a associação pretende incentivar os estudantes da UTAD a participar nos programas de mobilidade estudantil, por outro, o objectivo é proporcionar a melhor estadia possível aos estudantes que venham de outros países, para a academia transmontana, de modo a que estes façam, de certa forma, “publicidade” à Universidade e à organização da Associação e que seja, cada vez maior, o número de alunos estrangeiros, a estudar em Vila Real.

Já reconhecida pela IEESN Portugal e Internacional, a Delegação de Vila Real espera, agora, a sua legalização, como associação integrante da Rede Nacional de Associações Juvenis, o que lhe dará acesso a programas de financiamento do Governo, para a sua actividade.

“No início, a reacção foi um pouco de desconfiança, porque os estudantes não conheciam a organização”, explicou o Presidente da Comissão Instaladora da Delegação vila-realense, adiantando, no entanto, que, pouco a pouco, os estudantes estrangeiros têm vindo a ter uma interacção, cada vez maior, com a Universidade, os alunos e a própria cidade.

“Queremos que eles se sintam realmente transmontanos e alunos da nossa Academia” – concluiu Nataniel Araújo.

Depois de realizar vários encontros, jantares e de terem participado na “latada” da “Semana do Caloiro”, como um grupo, os estudantes estrangeiros que, este ano, frequentam a UTAD, terão, ainda, a oportunidade de participar em diversas actividades que vão desde convívios (como magustos, jantares e festas temáticas) a viagens, pela região, e, até, mesmo, por outros concelhos do país.

A UTAD conta, este ano, com cerca de 250 estudantes provenientes de países como a Itália, Polónia, Alemanha, Bélgica, Espanha e Brasil. Para além do apoio de alunos portugueses que se oferecem, voluntariamente, para os ajudar, no âmbito da IEESN UTAD, podem recorrer, participar e informar-se, no “blog” da Associação e participar nos fóruns de discussão que estão já disponíveis, na Internet.

 

Maria Meireles

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.