Promover a mobilidade estudantil da UTAD é o principal objectivo de um programa de rádio que, dedicado aos programas Sócrates e Erasmus, arrancará, na terça- -feira, na Rádio Universidade de Vila Real.
Depois de formalmente criada e reconhecida, na Europa e em Portugal, a nova Delegação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) da “Internacional Exchange Erasmus Students Network” (IEESN) dá agora mais um passo, para a divulgação da mobilidade estudantil, com a realização de um programa semanal, na Rádio Universidade FM, o qual começa a ser transmitido na terça-feira, dia 13.
Segundo Nataniel Araújo, Presidente da Comissão Instaladora da Delegação de Vila Real da associação internacional, o programa, transmitido entre as 19 e as 20 horas, “irá abordar as temáticas do ensino europeu, do Espaço Erasmus”, com o objectivo de “promover a mobilidade estudantil”. Se, por um lado, a associação pretende incentivar os estudantes da UTAD a participar nos programas de mobilidade estudantil, por outro, o objectivo é proporcionar a melhor estadia possível aos estudantes que venham de outros países, para a academia transmontana, de modo a que estes façam, de certa forma, “publicidade” à Universidade e à organização da Associação e que seja, cada vez maior, o número de alunos estrangeiros, a estudar em Vila Real.
Já reconhecida pela IEESN Portugal e Internacional, a Delegação de Vila Real espera, agora, a sua legalização, como associação integrante da Rede Nacional de Associações Juvenis, o que lhe dará acesso a programas de financiamento do Governo, para a sua actividade.
“No início, a reacção foi um pouco de desconfiança, porque os estudantes não conheciam a organização”, explicou o Presidente da Comissão Instaladora da Delegação vila-realense, adiantando, no entanto, que, pouco a pouco, os estudantes estrangeiros têm vindo a ter uma interacção, cada vez maior, com a Universidade, os alunos e a própria cidade.
“Queremos que eles se sintam realmente transmontanos e alunos da nossa Academia” – concluiu Nataniel Araújo.
Depois de realizar vários encontros, jantares e de terem participado na “latada” da “Semana do Caloiro”, como um grupo, os estudantes estrangeiros que, este ano, frequentam a UTAD, terão, ainda, a oportunidade de participar em diversas actividades que vão desde convívios (como magustos, jantares e festas temáticas) a viagens, pela região, e, até, mesmo, por outros concelhos do país.
A UTAD conta, este ano, com cerca de 250 estudantes provenientes de países como a Itália, Polónia, Alemanha, Bélgica, Espanha e Brasil. Para além do apoio de alunos portugueses que se oferecem, voluntariamente, para os ajudar, no âmbito da IEESN UTAD, podem recorrer, participar e informar-se, no “blog” da Associação e participar nos fóruns de discussão que estão já disponíveis, na Internet.
Maria Meireles