“Estamos abertos desde 1992 com o único objectivo de educar o consumidor para o vinho do Porto”, explicou Ana Margarida Morgado, responsável pelo gabinete de Relações Públicas da Quinta do Panascal, uma propriedade situada no Vale do Douro, mais exactamente no concelho de Tabuaço, e onde é possível, através de uma visita áudio-guiada, conhecer mais a fundo a região e os seus vinhos.
Com o apoio de uma brochura e de um mp3, onde consta um relato áudio de cerca de meia hora em nove idiomas (português, inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, holandês, dinamarquês e japonês), os visitantes da Quinta do Panascal podem não só passear por entre os seus vinhedos, mas, sobretudo, assimilar um pouco da história da região e do vinho do Porto, as suas características e particularidades.
A Quinta foi a primeira da região duriense a disponibilizar este sistema de apoio à visita, sendo que, inicialmente, e desde 1992, era utilizado um suporte em cassete que, há três anos, foi substituído pelo mp3. “Está gravada uma visita informativa sobre a história do vinho do Porto e da Fonseca, a viticultura, as várias castas, o processo de fabrico e também os modos de consumo”, explicou Ana Margarida Morgado.
“Entendemos que há muito a explicar sobre o vinho do Porto, e quanto mais se souber mais se respeita este vale magnífico e esta bebida única”, frisou a mesma responsável, justificando assim a aposta da empresa de vinhos Fonseca Guimaraens em abrir as portas da sua mais importante propriedade, a Quinta do Panascal, a mais de oito mil turistas por ano.
Entre os vinhedos que se debruçam sobre o Vale do Távora, os turistas são convidados a passar por seis pontos numa visita de cerca de meia hora, completamente gratuita, e que culmina com a prova, também gratuita, de dois vinhos do Porto.
Engrácia Beça, residente em Espinho, confirmou, ao Nosso Jornal, as mais-valias da visita áudio, um sistema que permite ao turista “uma maior liberdade” para parar quando quiser e até voltar a ouvir as explicações, “enquanto vê a paisagem”.
Também o casal, Luísa Santos e Manuel Silva, residentes no Porto, se mostrou satisfeito com o áudio-tour e ficou maravilhado com a paisagem.
Louie, natural do Quebec, no Canadá, ouviu a visita em francês e garantiu que aprendeu muito sobre o vinho do Porto. Numa visita de 12 dias a Portugal, o canadiano confessou que para a região duriense reservou apenas um dia. “A região é mágica e o vinho é inacreditável”, explicou o turista, revelando que pretende regressar ao Douro, não só para visitar, mas também para se envolver nas vindimas, como aliás também já fez em Champagne, França.
Aberta todos os dias e também aos fins-de-semana, desde a Páscoa até Outubro, das 10h00 às 16h00, e em Agosto (até ao fim da vindima) até às 19h00, a Quinta do Panascal recebe turistas dos quatro cantos do mundo e de todas as idades, sendo ainda possível agendar outros serviços como “provas alargadas de vinho do Porto, lanches, almoços e jantares, actividades várias (passeios de barco, canoagem, jogos, etc.) e programas especiais para grupos”.