Estes Ateliês são oficinas que fornecem ferramentas para que os jovens ampliem o seu conhecimento cultural e a sua experiência artística nas vertentes da Fotografia e Vídeo, com o objetivo de se criarem futuras oportunidades culturais e artísticas no território.
Com este projeto pretende iniciar-se um processo de (re)descoberta da perceção da região. No final das oito sessões programadas, o trabalho desenvolvido pelos intervenientes será apresentado à comunidade através de uma exposição. A implementação das oficinas será resultado de uma escuta ativa das ocorrências, de diversidade do grupo e das características do lugar, pelo que o plano apresentado a seguir será adaptado ao longo da ação com os participantes, sempre que seja necessário.
ViViFiCAR é uma iniciativa planificada e concebida pela Plataforma Ci.CLO, custeado pelo Programa Cultura do EEA Grants Portugal operado pela Direção-Geral do Património Cultural, através do Connecting Dots – Mobilidade Artísticas e Desenvolvimento de Públicos, e administrado pela Direção-Geral das Artes, na qualidade de Parceiro do Programa. É desenvolvido em associação com a Fundação Museu do Douro, Câmara Municipal de Alijó, Câmara Municipal de Lamego, Câmara Municipal de Mêda, Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e Surnadal Billag A/S (Noruega), com o apoio mecenático do Banco BPI e da Fundação “la Caixa”, e em colaboração com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Culture Action Europe e Asia-Europe Foundation.