Sábado, 2 de Julho de 2022

Autarquia e Agrupamento no encontro Erasmus+ KA2

Decorreu em Prienai (Prienu), na Lituânia, o primeiro meeting internacional do projeto Erasmus+ KA2.

Este projeto envolve uma parceria estratégica e transnacional entre Portugal, Espanha e Lituânia e destina-se a desenvolver iniciativas orientadas no domínio da educação, designadamente no que concerne ao desenvolvimento, treino e implementação de métodos inovadores no processo de ensino-aprendizagem. A parceria é orientada para a cooperação entre as sete entidades dos diferentes países que fazem parte deste projeto, designadamente: o município e o Agrupamento de Escolas D. Sancho II de Alijó representam Portugal, a IES Ildefonso Serrano de Segura de Léon, de Espanha, e o Município de Prienai, o Prienu Revuonos Pagrindine Mokykla, o Prienu Azuolo Progimnazija e o Prienu Ziburio Gimnazija da Lituânia.

Este meeting foi o primeiro passo de uma parceria que se espera que venha a ser proveitosa, essencialmente no que concerne à cooperação para a inovação, à partilha de experiências e boas práticas. Para além de ganhos óbvios em termos do desenvolvimento de práticas pedagógicas, este projeto permitirá que as organizações participantes adquiram experiência de cooperação internacional e fortaleçam as suas capacidades e competências e que produzam resultados tangíveis inovadores e de elevada qualidade, com impacto a nível individual e institucional.

As sessões de trabalho decorreram nos estabelecimentos de ensino lituanos parceiros do projeto, onde para além dos trabalhos de preparação das ações a realizar, a comitiva portuguesa teve oportunidade de ter contacto com o sistema de ensino e algumas práticas pedagógicas habituais naquele país.

Os representantes do órgão de gestão do Agrupamento de Escolas D. Sancho II de Alijó, professores Mário Vaz, Carlos Peixoto e Carlos Monteiro tiveram oportunidade de partilhar projetos e experiências pedagógicas relevantes, desenvolvidas nas escolas integradas naquele Agrupamento, cabendo aos professores António Mansilha e Carla Mansilha exporem mais especificamente projetos educativos relacionados com novas tecnologias, programação, robótica, entre outros. Finalmente, é de referir que a vereadora da Educação do Município de Alijó, Sónia Pires teve oportunidade de partilhar com todos os participantes o papel, responsabilidades e funções do município na área da educação e, como forma de cortesia e agradecimento pela hospitalidade, mas também como forma de divulgação do nome de Alijó, ofereceu aos restantes participantes algumas lembranças e produtos alusivos ao concelho.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.