O casal de Paredes, o “Maurício” e a “Carla”, suspeitos de serem os autores de vários furtos em aldeias de Vila Real, foi detido, na segunda-feira, pela GNR de Amarante, estando em prisão preventiva. Tudo aconteceu a meio da tarde, quando uma patrulha desta força militar interceptou uma Peugeot vermelha que se encontrava estacionada numa berma, próximo de Amarante, e, no seu interior, o referido casal. Após buscas à viatura, na mala da mesma estavam vários artigos em ouro (brincos, anéis, pulseiras) e um martelo pneumático. Após esta operação, o NIC da GNR de Vila Real desencadeou uma busca domiciliária, em Borbela. Aqui, foi detido um homem, numa residência, e apreendido diverso material, furtado em algumas aldeias no concelho de Vila Real, bem como duas espingardas caçadeiras ilegais, sendo uma de canos serrados. Na mesma acção, executada com mandado judicial do Tribunal de Vila Real, as autoridades recuperaram duzentos cartuchos de caça, várias munições de guerra (calibre 9 mm), uma roçadora de sebes, uma máquina de poda eléctrica e duas motosserras. A detenção do homem ficou a dever-se a suspeitas de ser o receptor do material furtado pelo casal de Paredes (Vila Real).
Interrogado no posto da GNR de Amarante, o casal suspeito foi levado, durante a manhã de terça-feira, ao Tribunal desta cidade que decidiu que ambos recolhessem ao Estabelecimento Prisional de Vila Real.
De referir que esta detenção foi acolhida, com agrado, pela população de Paredes, até agora “temerosa com os sucessivos furtos”, supostamente efectuados pelos suspeitos, agora presos. Aliás, garantiram que “até estrelejaram foguetes, no céu da aldeia”.
Jmcardoso