O Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium conquistou pela terceira vez consecutiva os mais altos padrões de qualidade do Brazil International Olive Oil Competitition (BRAZIL iOOC) – um dos eventos internacionais de referência no setor -, e isso valeu-lhe uma nova medalha de ouro e, consequentemente, a atribuição da distinção “Triple Gold”, pela regularidade e consistência técnica do produto a concurso.
O Azeite Virgem Extra Premium da quinta duriense competiu, durante dois dias, em Sabrosa, junto de mais de 100 rótulos oriundos de 10 países (Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos da América, Itália, Portugal, Tunísia, Turquia e Uruguai).
Os resultados, que provêm da agregação das classificações das provas cegas que decorreram simultaneamente em São Paulo, foram hoje anunciados pela organização do BRAZIL iOOC 2021, certame que se norteia pela descoberta da excelência dos bons azeites, com grande harmonia de aromas e paladar, para orientar os consumidores de diferentes mercados sobre a cultura do produto, conhecimento, qualidade e sabor.
A III edição do concurso atribuiu um total de 25 medalhas a azeites portugueses.
O Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium foi, recorde-se, o vencedor da edição de 2019 do BRAZIL iOOC. Em 2020 foi considerado o melhor azeite português em competição, além de ter recebido o prémio de «Best Design». Em junho recebeu uma medalha de ouro em Itália, por ocasião do concurso EVO iOOC.
Paulo Coutinho, enólogo da Quinta do Portal, congratula-se com as distinções alcançadas, que são “desenlace de muito trabalho e de uma filosofia de produção que tem aliado o saber ao saber-fazer, com resultados no terreno e transferência de prestígio e notoriedade para a marca”.
Desde 2017 que a Quinta do Portal fez uma aposta séria na produção e comercialização de azeite. A empresa produz azeite há vários anos para consumo nos seus espaços de restauração, mas nos últimos anos fez duas novas plantações de olival, uma em bordadura, na Quinta do Confradeiro, e outra em sistema contínuo. Estas novas unidades juntaram-se a um outro olival, permitindo produção suficiente para responder à demanda, principalmente de mercados externos.