No Parque Natural do Douro Internacional, no planalto mirandês está localizada a Azinheira da Póvoa, uma árvore centenária, “símbolo da resiliência e memória da região”.
A candidatura ao concurso “Árvore do Ano Portugal 2026”, promovido pela União da Floresta Mediterrânica (UNAC), integra a Azinheira da Póvoa num movimento europeu que celebra “árvores com histórias marcantes e um valor cultural, histórico e ambiental excecional”. Desde 2011, esta iniciativa envolve “15 países e reúne centenas de milhares de votos em toda a Europa”.
Com esta candidatura, o município de Miranda do Douro reafirma o seu compromisso com “a conservação da natureza e com a valorização da identidade do território”. A Azinheira da Póvoa é “orgulho, inspiração e herança viva para toda a comunidade mirandesa”.
Mais do que uma árvore, a Azinheira é “um ponto de encontro entre natureza e comunidade”. Ícone da identidade mirandesa, “inspira eventos, iniciativas de educação ambiental e ações de conservação que visam assegurar a sua proteção e longevidade”.




