A Bagos D’Ouro celebra este ano 15 anos de trabalho no Douro com uma edição especial da sua Wine Party, que pela “primeira vez se realiza no coração da região”. O evento solidário ocorrerá no dia 25 de outubro, entre as 17h00 e as 21h00, na Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, em Sabrosa.
O programa conta com a atuação do DJ Zecassete e com a presença de 20 produtores do Douro, que darão “a provar as suas referências vínicas, num ambiente descontraído e de convívio”.
A coordenadora geral da Bagos D’Ouro, Maria Inês Taveira, refere que esta edição é especial, pois vão celebrar no território onde efetuam os trabalhos. “Celebramos 15 anos de trabalho no território que é a nossa casa, lado a lado com parceiros que nos acompanham desde a primeira hora”.
A Bagos D’Ouro, desde a sua fundação passou de apoiar 20 crianças e jovens de 10 famílias em dois concelhos para estar presente em oito concelhos da região, Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Mesão Frio, Murça, Sabrosa, São João da Pesqueira e Tabuaço.
Atualmente ajuda mais de 250 crianças e jovens de mais de 140 famílias, num total superior a 450 pessoas alcançadas. A chegada a Carrazeda de Ansiães marca um novo ciclo para a associação, que em 2026 já terá concluído a integração de 18 novas famílias neste concelho.
Para além da vertente vínica e solidária, a Bagos D’Ouro Wine Party será também ocasião para apresentar o livro “Era uma vez a Bagos D’Ouro”, escrito em co-autoria pela equipa da Bagos D’Ouro e por Sandra Barros. Foi ilustrado por 34 crianças e jovens apoiados pela associação nas oficinas orientadas por Sónia Borges.
O projeto nasceu do programa educativo “Biblioteca com Asas” e da necessidade de contar aos alunos mais novos “as razões da criação da associação”.
O objetivo da associação é incentivar “a leitura junto dos mais jovens, refletindo o trabalho contínuo da instituição na promoção da literacia e do acesso à educação”.
Os bilhetes já estão disponíveis online e tem o valor de 50 euros por pessoa. A receita líquida do evento “reverte na totalidade para a missão da Bagos D’Ouro”, que desde 2010 trabalha pela “inclusão social e pela igualdade de oportunidades através da educação de crianças e jovens da região”.


