Na sequência da adjudicação definitiva da obra de construção da Biblioteca Municipal, os responsáveis pela autarquia efectuaram uma visita ao monte da Sr.ª da Piedade, onde são já visíveis os trabalhos de construção da referida empreitada.
Com uma área de construção de cerca de 1200 m2, a obra da Biblioteca Municipal está orçada em 820 061,45 euros e inclui diversas valências: biblioteca, videoteca, sala de leitura geral, infanto-juvenil e auditório.
“Além da obra propriamente dita, estamos a avançar com o registo e constituição do catálogo bibliográfico, uma vez que o mínimo de exemplares exigido pelo IPLB para Bibliotecas do tipo BM1 (para concelhos com menos de 20 mil habitantes) é de 15 mil unidades documentais”, explica o Presidente da Câmara, Fernando Pinto de Moura.
Desde o início de Novembro de 2006 que a autarquia conta com o apoio de um Técnico Superior de Biblioteca e Documentação que tem sido responsável pelos contactos com as editoras, pela carimbagem, classificação e catalogação de todas as unidades documentais – livros, CD’s, DVD’s – que vão sendo adquiridas.
“Todo este processo está a ser gerido através de um programa de tratamento documental (Bibliobase) que, para além da catalogação, permite a gestão de estatísticas, a circulação e empréstimo de unidades documentais. Paralelamente, está a proceder-se à constituição de uma base de dados digital que permitirá fornecer informação trabalhada, filtrada e que constituirá mais uma ferramenta de estudo e trabalho, quer para estudantes quer para o público em geral. Esta base de dados pretenderá abarcar todas as áreas do conhecimento”, revela o técnico responsável, Francisco Laranjeira.
Uma vez que se tem verificado a doação de livros para a Biblioteca Municipal, por parte de particulares, a Câmara Municipal faz saber que continua receptiva à oferta de livros e que dispõe de condições para o seu tratamento e armazenamento.
A abertura deste equipamento ao público está prevista para o final do Verão de 2008, imediatamente após a conclusão da obra.