Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
No menu items!

Bragança e Vila Real sob aviso amarelo devido à neve

Dez distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12:00 de sábado, enquanto sete distritos vão estar sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, segundo o IPMA.

-PUB-

De acordo com comunicado divulgado hoje pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga estarão sob aviso amarelo devido à neve entre as 12:00 de sábado e as 09:00 de domingo.

Já o alerta para Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra vigora entre as 12:00 e as 21:00 de sábado.

Para os dez distritos, o alerta é para queda de neve acima de 700/900 metros, com acumulação até 5 centímetros acima de 1000/1100 metros.

O IPMA alertou também para impactos prováveis como a “perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo”, condicionando ou interditando vias, causando danos em estruturas ou árvores ou prejudicando abastecimentos locais.

Para Castelo Branco e Guarda, o IPMA referiu que a acumulação de neve poderá ultrapassar os 10 centímetros nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Sete distritos do continente vão estar no sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, também segundo o IPMA.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga começam com aviso amarelo entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de sábado, passando depois a laranja até às 00:00 de domingo.

Estes sete distritos passam depois entre as 00:00 e as 12:00 de domingo novamente a aviso amarelo também por causa da ondulação.

O IPMA emitiu igualmente aviso amarelo de agitação marítima para os distritos de Beja, Faro e Setúbal entre as 06:00 de sábado e as 12:00 de domingo.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertaram a população e a comunidade marítima para estarem vigilantes devido à previsão de ondulação forte que pode alcançar os 13 metros.

Em comunicado, as duas autoridades indicam que a previsão do estado do vento e do mar aponta para um agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima na costa ocidental de Portugal continental até às 00:00 de domingo.

A Marinha e a Autoridade Marítima pedem que se evitem os passeios junto ao mar, a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima e que a amarração das embarcações atracadas seja reforçada.

A agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente de Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 13 metros e o vento poderá registar uma intensidade média até a 56 quilómetros por hora (km/h) e rajadas até os 101km/h, é referido.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.