“Quase todos terão este trabalho de proximidade, no combate ao isolamento e à solidão”, disse à Ecclesia a irmã Conceição Borges, responsável do Comité Organizador Diocesano (COD).
Os peregrinos estrangeiros vão distribuir-se entre Bragança, Mirandela, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.
“Durante a semana de 24 e 31 de julho vão chegar jovens provenientes de vários países: Brasil, Eslováquia, Espanha, Itália, Peru, Polónia, Porto Rico, República Checa, Roménia, Venezuela, Zâmbia e Zimbabué”, informa a diocese transmontana, num comunicado.
No dia 24, está prevista a chegada de um grupo de 20 ciclistas, vindos de França, que passará por Bragança para “pernoitar no Colégio do Sagrado Coração de Jesus”, seguindo depois rumo a Lisboa.
No mesmo dia, Mirandela recebe um grupo de 25 jovens, que integra um programa da Companhia de Jesus (Jesuítas), e irão “dinamizar ações sociais e de contacto com as populações”, estando a sua partida para Lisboa prevista para o dia 29.
O maior contingente terá 583 participantes, que têm a chegada prevista para o dia 26. “Pertencem aos Colégios Mater Salvatoris, vão ficar alojados nas residências do Instituto Politécnico de Bragança e da Calouste Gulbenkian, e no Colégio de Santa Clara”. Os jovens vão participar em atividades de convívio e contacto com a natureza, nos concelhos de Bragança e de Vinhais, em “catequeses e promover ações junto das comunidades rurais e em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)”.
A 26 de julho, chegam a Vila Flor 32 jovens vindos da Polónia, e seis participantes do Brasil e Peru, que serão acolhidos em Vimioso, realizando nos Dias na Diocese “ações sociais com idosos, em IPSS”, e “uma peregrinação e uma ação num bairro daquele concelho”.
“O segundo contingente polaco com 60 jovens chega dia 29, também ao concelho de Vila Flor, estando previstas a realização de atividades de contacto direto com as populações”.
O bispo da diocese, D. Nuno Almeida, estará presente no acolhimento e em algumas atividades juvenis, estando prevista uma celebração de envio dos voluntários e membro do coro da JMJ, no sábado (22), em Vilarinho da Castanheira.
O envio de todos os participantes da diocese, incluindo os que viveram os Dias nas Dioceses, será feito numa celebração, dia 30, na Catedral, em Bragança.