Sábado, 12 de Julho de 2025
No menu items!

Cais da estação da Régua pode vir a ser monumento de interesse público

O instituto do Património Cultural propôs a classificação como monumento de interesse público do cais da estação ferroviária do Peso da Régua, no distrito de Vila Real.

-PUB-

Segundo o anúncio publicado em Diário da República, a proposta partiu do presidente do Património Cultural – Instituto Público, João Soalheiro, é dirigida à ministra da Cultura e visa a classificação como monumento de interesse público do cais da estação ferroviária de Peso da Régua.

Trata-se de um edifício de madeira, construído no século XIX para armazém de mercadorias, tem cerca de 200 metros de comprimento e em curva, e ali estão instalados, atualmente, restaurantes e lojas de vinhos.

O edifício, localizado junto à estação, ao caminho de ferro e a uma das estradas de entrada na cidade, foi alvo de uma profunda reabilitação.

A intenção de classificar o cais, segundo o DR, está fundamentada num parecer de 11 de julho de 2007 do conselho consultivo do então Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (IGESPAR), homologado por despacho de 2 de setembro de 2009 pelo ministro da Cultura da altura.

A proposta segue para consulta pública, que terá a duração de 30 dias úteis, e as observações dos interessados deverão ser apresentadas junto da Unidade de Cultura da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), que se pronunciará no prazo de 15 dias úteis.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS