Em Vila Real, a primeira caixa foi colocada por Susana Pereira na Avenida Carvalho Araújo, à entrada do quiosque do senhor Fernando.
Susana Pereira revelou à VTM que a ideia surgiu depois de a irmã lhe lançar o desafio que viu num programa de televisão da SIC. “A minha irmã viu que era uma iniciativa interessante a nível nacional e disse-me: porque não colocarmos em prática aqui em Vila Real”?
E assim foi. Na terça-feira, como no bairro onde moram não sentiram necessidades desta natureza, decidiram colocar a caixa solidária em frente ao quiosque de uma amiga na Avenida Carvalho Araújo, que é uma das mais movimentadas da cidade e está ao lado de uma paragem de autocarro.
“O conceito passa por deixar uma simples caixa com produtos que as pessoas podem colocar e as que mais precisam levar para casa”, explicou Susana Pereira, adiantando que as pessoas que quiserem dar devem colocar na caixa bens alimentares e produtos de higiene. Depois as pessoas que necessitem podem abrir a caixa e levar o que precisarem. “Não existe qualquer controlo, não queremos saber quem necessita de alimentos. A caixa fica durante a noite e o objetivo é mesmo ajudar”.
Nos primeiros dias, as duas irmãs e os amigos do quiosque eram praticamente os únicos a colocar bens na caixa solidária, mas o objetivo é que mais pessoas se juntem ao gesto simples que pode fazer a diferença na vida de muitos que passam por momentos mais difíceis na atual conjuntura, que a pandemia veio criar.
Neste momento já existem centenas de caixas solidárias espalhadas pelo país e mais poderão surgir, para isso basta arranjar um caixa e colocar num local visível para que mais pessoas se possam juntar à iniciativa solidária. “Qualquer pessoa se pode associar à iniciativa e colocar caixas espalhadas pelo seu bairro, evitando deslocações para ajudar o outro. É um gesto simples que pode ajudar os mais carenciados”.