Em comunicado à imprensa, a Associação refere que o Campeonato “depende da evolução da pandemia no nosso país” mas que a atividade “é extremamente importante, uma vez que pretendemos dar continuidade à forte aposta no desenvolvimento da modalidade”. Sílvio Afonso Carvalho, diretor técnico regional, afirma mesmo que o aumento de atletas e clubes é “fundamental para um crescimento sustentado” do desporto.
As competições oficiais portuguesas até agora dividiam-se em Divisão de Elite e Campeonato Nacional, com a primeira fase sendo a Fase Regional e a segunda fase o apuramento para o Campeonato de Elite. Este ano, no entanto, há novidades: Taça de Portugal e Campeonato Nacional Feminino.
A Taça de Portugal passa por “um quadro competitivo constituído por seis eliminatórias” com apenas uma mão. Os clubes da Fase Regional disputam a Primeira Eliminatória, enquanto que as equipas de Elite apenas participam a partir da Terceira. O início desta prova está marcado para três de junho.
O Campeonato Nacional Feminino, por sua vez, divide-se em duas fases: a primeira é competição a nível regional/distrital e a segunda assume um formato de final four. Esta última tem datas marcadas de três, sete e oito de agosto.
A Associação de Futebol de Bragança avisa que os clubes filiados têm até 12 de abril para confirmar a participação nas competições. A Fase Regional está marcada de 16 a 18 de julho (feminino) e de 23 a 25 do mesmo mês (masculino).